Homem e negro, Edward Enninful comandará a Vogue britânica

Uma das mais influentes publicações do mundo da moda terá o ganês como diretor em sua edição britânica

Edward Enninful, que comandará a Vogue britânica

A representatividade do negro na sociedade tem sido cada vez mais discutida, chamando a atenção para o fato de que, historicamente, os comerciais, as mais altas posições sociais e a cultura em geral são comandados majoritariamente pelos brancos.

E já chamaram a atenção para esse problema também no mundo da moda. Desde a modelo que mostrou a falta de representatividade nesse universo, até o desfile da Laboratório Fantasma na São Paulo Fashion Week, a falta de pessoas negras nesses espaços ainda é latente.

Uma mudança em uma das publicações de moda mais influentes do mundo nos lembra disso, apesar de ser positiva e significar um pequeno passo rumo à mais representação negra em espaços de poder.

A Vogue anunciou que o ganês Edward Enninful vai comandar a edição britânica da publicação a partir de agosto, sendo o primeiro homem e a primeira pessoa negra a estar na posição.

Goodbye to @barackobama and @michelleobama44 !! Thank you for making America beautiful. You will be missed xoxo

Uma publicação compartilhada por Edward Enninful, OBE (@edward_enninful) em

Ele é “uma figura influente nas comunidades da moda, Hollywood e musical, que molda o espírito cultural”, e que “em virtude do seu talento e experiência, está extremamente preparado para assumir a responsabilidade da Vogue britânica”, disse Jonathan Newhouse, presidente e CEO da Condé Nast International, dona da revista.

Com 45 anos, Edward Enninful nasceu em Gana. Criado em Londres, entrou no universo de publicações da moda aos 16 anos.

Por causa de seu vasto currículo e trabalho nesse universo, recebeu em outubro passado um título do império britânico por causa de sua contribuição no mundo da moda.

Ele substitui Alexandra Shulman, que dirigiu a revista por 25 anos.

  • Leia mais sobre como representatividade negra importa SIM: