Hora do Planeta: por que é importante apagar a luz durante 60 min

Para conscientizar sobre o aquecimento global, o movimento pede que pessoas em todo o mundo apaguem as luzes no próximo dia 25, das 20h30 às 21h30

21/03/2017 17:09 / Atualizado em 28/03/2019 12:21

As mudanças no clima e na temperatura da Terra sempre aconteceram ao longo da história, mas as ações humanas têm acelerado e agravado a ocorrência dos eventos nas últimas décadas, de acordo com especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

A elevação da temperatura pode impulsionar tanto problemas no meio ambiente quanto de saúde. O Brasil tem enfrentado sérias questões relacionadas às alterações do clima, como a seca do Nordeste, a diminuição de produção de alimentos ou o racionamento de água em plena temporada de chuvas no Distrito Federal.

Em seu 10º ano, a organização ambiental WWF vai promover a “Hora do Planeta” no próximo sábado, dia 25 de março, um ato simbólico pela conscientização da sociedade a respeito do aquecimento global.

A iniciativa, em parceria com o Catraca Livre, é o momento em que pessoas de todo o mundo apagam as luzes durante 60 minutos, das 20h30 às 21h30 do horário local. A ação incentiva que entidades, empresas e população façam um blecaute voluntário em prol do planeta.

Evento da Hora do Planeta no Brasil em 2014
Evento da Hora do Planeta no Brasil em 2014

Criada em 2007 em Sydney, na Austrália, a Hora do Planeta tornou-se o maior movimento pelo meio ambiente, com mais de 7.000 cidades participantes no ano passado.

No Brasil, em 2016, 156 municípios aderiram oficialmente à campanha, desligando por uma hora a iluminação de 505 ícones, entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos. Para este ano, a expectativa é ainda maior, com o incentivo para que pessoas e empresas organizem suas próprias atividades.

“Mais do que um simples apagar de luzes, a Hora do Planeta é um convite para que as pessoas parem por cerca de uma hora e reflitam sobre as nossas ações em relação ao meio ambiente; o que temos feito e o que cada um pode fazer para diminuir o problema”, comenta o diretor-executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic.

O diretor lista, ainda, alguns hábitos diários importantes para a redução de danos, como evitar o desperdício de alimentos, o uso consciente de veículos individuais de transporte e a opção de comprar produtos locais e que não agridam o meio ambiente.

Hong Kong com as luzes apagadas durante o movimento em 2016
Hong Kong com as luzes apagadas durante o movimento em 2016

‘A Hora é Agora!’

Como parte do movimento global, o WWF-Brasil e a Cape Produtora lançaram a campanha “A Hora é Agora!”.

Na série de vídeos, os responsáveis reuniram 15 pessoas de diferentes perfis – de jovens com 18 anos a senhores com mais de 60 – com o objetivo de propor um debate sobre a relação do homem com o ambiente que o cerca e estimular que o assunto seja difundido em proporções globais.

Para gravar os vídeos, os participantes sabiam que era uma campanha para o WWF, mas achavam que só iriam posar para a câmera. Desta forma, os produtores garantiram que as respostas fossem as mais espontâneas e sinceras possíveis.

Sem qualquer preparação prévia, ao chegar ao estúdio o elenco era convidado a responder – primeiro individualmente e em seguida em grupo – uma série de questões a respeito de aquecimento global, preocupação com o tema e seus hábitos diários.

A veiculação será feita em ambiente digital nas redes sociais do WWF-Brasil e da Hora do Planeta, podendo ser estendida aos cinemas. Além do vídeo principal, o material deve ganhar versões em minidocs, divididos por temas, para focar em partes mais profundas da discussão.

Assista:

E como você pode colaborar?

Há diversas formas de fazer parte da Hora do Planeta. Para as cidades, a participação acontece por meio de um Termo de Adesão, que deve ser assinado por alguma autoridade local indicando quais monumentos e prédios públicos ficarão apagados durante os 60 minutos.

Escolas, instituições privadas e organizações também podem se engajar apagando as luzes e promovendo atividades e eventos. Em 2016, foi contabilizada a participação de 165 empresas, além de 39 escolas e organizações não governamentais.

A novidade para este ano é que o WWF-Brasil está buscando incentivar ainda mais a participação da sociedade. Para isso, disponibilizou no site da Hora do Planeta um formulário para a inscrição de atividades e um material com dicas do que cada um pode fazer para participar mais intensamente da campanha.

Participe você também: apague as luzes da sua casa, ou de onde você estiver, no horário determinado e conscientize seus amigos e familiares sobre as mudanças climáticas.

  • Para descobrir como o aquecimento global tem afetado os animais, uma câmera GoPro foi acoplada ao pescoço de uma ursa polar e registrou cenas cotidianas no gelo ártico. Veja aqui