Hora do Planeta: por que você deve apagar as luzes neste sábado

O movimento em prol do meio ambiente nasceu em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália; veja como participar

29/03/2019 18:58

A mobilização busca refletir sobre os impactos ambientais em todo o mundo
A mobilização busca refletir sobre os impactos ambientais em todo o mundo - KC Nwakalor

Neste sábado, 30 de março, centenas de cidades em todo o mundo vão apagar suas luzes durante uma hora. O motivo? A Hora do Planeta: um movimento voluntário que quer chamar a atenção da sociedade para as mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.

O ato convida pessoas, cidades e empresas a demonstrar sua preocupação com o meio ambiente. Cada um pode apagar as luzes, das 20h30 às 21h30, e refletir: estamos adotando hábitos de consumo sustentáveis para a conservação do planeta?

De acordo o WWF-Brasil, criadora da iniciativa, o movimento nasceu em 2007, na cidade de Sydney, Austrália, e desde então vem ganhando o mundo, com cada vez mais adeptos.

Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil tem uma grande importância nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1.500 monumentos.

Na edição deste ano, o desenhista Mauricio de Sousa e os cantores Lenine, Ana Rafaela e Gabriel Sater são os embaixadores, divulgando posts e apoiando com a criação de materiais de divulgação.

O WWF-Brasil também organizará cinco eventos gratuitos pelo país, nas cidades de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fernando de Noronha (PE), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP). Além disso, outras 40 iniciativas independentes ocorrerão no dia 30, todas listadas neste link.

Cidades no Brasil 

Até o momento, 95 cidades brasileiras já se inscreveram pelo site da Hora do Planeta informando que irão apagar seus monumentos ou realizar eventos próprios no dia 30 de março. Ao todo, estão previstos 130 monumentos em todo o país.

Em Belo Horizonte (MG), os monumentos apagados serão a Praça Sete, o prédio da prefeitura, a Praça do Papa e o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, como um alerta para a necessidade de atenção e cuidados com o meio ambiente.

No Rio de Janeiro (RJ), o Bondinho Pão de Açúcar, o Belmond Copacabana Palace e o histórico CCBB Rio são alguns dos símbolos da cidade cujas luzes serão desligadas no dia 30.

Já em Fortaleza (CE), cinco monumentos foram incluídos no movimento, com destaque para a estátua de Iracema e a Praça do Ferreira.

Quer saber como participar? Confira o Guia do Participante e veja o evento mais próximo de você no mapa da Hora do Planeta.