“Hora H” na Casa das Rosas em homenagem a Haroldo de Campos

Giulia Gam, Arrigo Barnabé, Cid Campos, Ivan Campos, Décio Pignatari, Frederico Barbosa, entre outros, participam da homenagem a Haroldo de Campos

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura, apresenta, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, a sétima edição do Hora H, evento anual em homenagem ao poeta Haroldo de Campos, um dos fundadores do movimento da poesia concreta e um dos maiores poetas brasileiros do século XX, além de tradutor e ensaísta reconhecido no cenário internacional.

A programação é Catraca Livre e inclui exibição de documentário, recital, palestras e shows musicais, sempre tendo a vida, a obra e o legado de Haroldo de Campos como fio condutor.

Hora H 2009 tem curadoria de Cid Campos e Ivan de Campos (filho do poeta) e participação de Décio Pignatari, Giulia Gam, Carlos Ávila, Frederico Barbosa, Horácio Costa, Marcelo Tápia, João Bandeira, Omar Khouri, entre outros.


Programação

A exibição do documentário Galáxia Haroldo abre a programação no dia 14, às 16h. Com direção de Walter Silveira e trilha sonora de Cid Campos e Lívio Tragtenberg, Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e Giulia Gam homenageiam o poeta por meio de leituras e canções.

Às 20h, o poeta concreto Décio Pignatari apresenta palestra. O recital “Antologia Sincrônica” fecha a noite, às 22h. Giulia Gam, Frederico Barbosa, Horácio Costa, Ivan de Campos, Marcelo Tápia, João Bandeira e Omar Khouri leem poemas de diversos autores que fariam parte da Antologia Sincrônica da Língua Portuguesa, obra esboçada por Haroldo de Campos.

No sábado, 15, as palestras do poeta e jornalista Carlos Ávila, às 16h, e do professor Luiz Costa Lima, às 18h, iniciam o dia de atrações. Giulia Gam, Frederico Barbosa, Horácio Costa, Ivan de Campos, Marcelo Tápia, João Bandeira, Donny Correia, Lúcio Agra e Omar Khouri se apresentarão em recital de lançamento do livro Entremilênios, de Haroldo de Campos, às 20h. Mais tarde, às 22h, é a vez do show Caixa de Ódio, com o cantor Arrigo Barnabé, acompanhado por Paulo Braga (teclados) e Sérgio Espíndola (violão e voz). Caixa de Ódio é baseado em repertório de Lupicínio Rodrigues e inclui temas como “Jaguadarte”, em parceria com Augusto de Campos.

Domingo, 16, as apresentações começam mais cedo, às 14h, com a palestra “Haroldo de Campos, transcriador”, ministrada por Marcelo Tápia. A teoria da tradução poética desenvolvida por Haroldo de Campos, seus fundamentos e referências serão temas abordados na conversa. Às 16h, Livio Tragtenberg debate sobre criação, execução e produção sonora e musical no ambiente multimídia e digital, em “Tecnologia musical, pra quê?”. Às 18h, Lúcio Agra apresenta a palestra performática “I’m not book nº 3.0”, em que são apresentados poemas e leituras por meio de recursos de som e imagem extraídos de antigos notebooks.

O show de Cid Campos – “Poesia é risco no lago da palavra” – às 20h, fecha a programação especial do Hora H 2009. O espetáculo conta com a participação de Alberto Marsicano (sitar) e Edvaldo Santana (violão e voz). No repertório, músicas de autoria de Cid Campos e parcerias com os poetas Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Ronaldo Azeredo, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Walter Silveira e outros. O espetáculo exibirá também projeções em DVD das animações de poemas criadas por Augusto de Campos, Walter Silveira e Sérgio Zeigler, com intervenções ao vivo e criações visuais de Marília Rubio e Sala 28.

14 de agosto, sexta-feira
16h: Exibição de Galáxia Haroldo
20h: Palestra com Décio Pignatari
22h: Recital “Antologia Sincrônica”

15 de agosto, sábado
16h: Palestra com Carlos Ávila
18h: Palestra com Luiz Costa Lima
20h: Lançamento e recital do livro Entremilênios, de Haroldo de Campos
22h: Show de Arrigo Barnabé
Paulo Braga (teclados)
Sérgio Espíndola (violão e voz)

16 de agosto, domingo
14h: Palestra “Haroldo de Campos, transcriador”
com Marcelo Tápia
16h: Palestra “Tecnologia musical, pra quê?”
com Lívio Tragtenberg
18h: Palestra “I’m not book nº 3.0”
com Lúcio Agra
20h: Show “Poesia é risco no lago da palavra”
Cid Campos (voz, violão midi e computer)
Felipe Ávila (violão e guitarra)
Rogê (baixo)
Gustavo Souza (bateria e percussão)
Convidados especiais: Alberto Marsicano (sitar) e Edvaldo Santana (violão e voz)