Horário de verão está na berlinda e pode acabar ainda em 2017

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução/iStockHorário de versão está na berlinda

O destino do horário de verão está em avaliação na Casa Civil e caberá ao presidente Michel Temer decidir se o horário diferenciado continuará ou não existindo já nas próximas semanas. As informações são da “Exame Negócios“.

O horário de verão foi criado com o objetivo de economizar energia elétrica durante o período em que está em vigor, geralmente entre outubro e  fevereiro em algumas regiões do país.

Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia conclui, no entanto, que o principal objetivo da medida não está sendo mais atingido, já que a política pública traz efeitos “próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica.

Segundo o estudo, esse resultado é decorrente da “mudanças no perfil” da sociedade e na “composição da carga”, que vem sendo observado nos últimos anos.

De acordo com a publicação, além da questão econômica, a Casa Civil deve levar em conta ainda o horário de verão como parte dos costumes e da cultura do brasileiro.

A Casa Civil informou que foi criado um grupo de trabalho especialmente dedicado a analisar a eficácia do horário de verão, após a conclusão dos estudos técnicos. Disse ainda que uma decisão deve sair “em breve”, mas não deu prazo. A decisão cabe apenas ao Poder Executivo, ou seja, não precisa passar pelo Congresso Nacional.

Leia matéria completa

  • Leia mais:

Compartilhe:

Tags: #Energia #News
1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …