Horário de verão está na berlinda e pode acabar ainda em 2017

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Reprodução/iStockHorário de versão está na berlinda

O destino do horário de verão está em avaliação na Casa Civil e caberá ao presidente Michel Temer decidir se o horário diferenciado continuará ou não existindo já nas próximas semanas. As informações são da “Exame Negócios“.

O horário de verão foi criado com o objetivo de economizar energia elétrica durante o período em que está em vigor, geralmente entre outubro e  fevereiro em algumas regiões do país.

Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia conclui, no entanto, que o principal objetivo da medida não está sendo mais atingido, já que a política pública traz efeitos “próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica.

Segundo o estudo, esse resultado é decorrente da “mudanças no perfil” da sociedade e na “composição da carga”, que vem sendo observado nos últimos anos.

De acordo com a publicação, além da questão econômica, a Casa Civil deve levar em conta ainda o horário de verão como parte dos costumes e da cultura do brasileiro.

A Casa Civil informou que foi criado um grupo de trabalho especialmente dedicado a analisar a eficácia do horário de verão, após a conclusão dos estudos técnicos. Disse ainda que uma decisão deve sair “em breve”, mas não deu prazo. A decisão cabe apenas ao Poder Executivo, ou seja, não precisa passar pelo Congresso Nacional.

Leia matéria completa

  • Leia mais:

Compartilhe:

Tags: #Energia #News
1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …