Horário de verão está na berlinda e pode acabar ainda em 2017

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução/iStockHorário de versão está na berlinda

O destino do horário de verão está em avaliação na Casa Civil e caberá ao presidente Michel Temer decidir se o horário diferenciado continuará ou não existindo já nas próximas semanas. As informações são da “Exame Negócios“.

O horário de verão foi criado com o objetivo de economizar energia elétrica durante o período em que está em vigor, geralmente entre outubro e  fevereiro em algumas regiões do país.

Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia conclui, no entanto, que o principal objetivo da medida não está sendo mais atingido, já que a política pública traz efeitos “próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica.

Segundo o estudo, esse resultado é decorrente da “mudanças no perfil” da sociedade e na “composição da carga”, que vem sendo observado nos últimos anos.

De acordo com a publicação, além da questão econômica, a Casa Civil deve levar em conta ainda o horário de verão como parte dos costumes e da cultura do brasileiro.

A Casa Civil informou que foi criado um grupo de trabalho especialmente dedicado a analisar a eficácia do horário de verão, após a conclusão dos estudos técnicos. Disse ainda que uma decisão deve sair “em breve”, mas não deu prazo. A decisão cabe apenas ao Poder Executivo, ou seja, não precisa passar pelo Congresso Nacional.

Leia matéria completa

  • Leia mais:

Compartilhe:

Tags: #Energia #News
1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …