Ibama encontra óleo próximo a navio encalhado na costa do Maranhão

O navio Stellar Banner transporta cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro, que pertence à empresa Vale

Uma inspeção aérea feita pelo Ibama na manhã desta sexta-feira,28, encontrou uma mancha de óleo de 1,6 quilômetro de diâmetro bem próximo ao navio encalhado na costa do Maranhão.

O navio Stellar Banner transporta cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro, que pertence à empresa Vale. As informações são da Agência Brasil.

A mancha de óleo foi identificada por uma aeronave equipada com sensores especiais que sobrevoou o canal da Baía de São Marcos, a 100 km da costa.

Mancha de óleo encontrado próxima ao navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão
Créditos: Ibama
Mancha de óleo encontrado próxima ao navio Stellar Banner, encalhado na costa do Maranhão

Ontem, ao sobrevoar o local pela primeira vez, técnicos do Ibama não tinham constatado a presença de poluentes nas proximidades do navio.

Segundo o Ibama, ainda não é possível afirmar a quantidade de resíduo despejado no oceano. O cálculo do volume de óleo será realizado nas próximas horas, assim como outros dois voos com o objetivo de monitorar a mancha.

Combustível e óleo

Além de quase 300 mil toneladas de minério de ferro, o navio MV Stella Banner é capaz de transportar até 4 milhões de litros de combustível e óleo. O volume armazenado no tanque da embarcação não foi confirmado.

O navio saiu do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, e iria para a China.

O Stella Banner pertence à empresa sul-coreana de navegação Polaris Shipping, mas navega com a bandeira das Ilhas Marshall, paraíso fiscal localizado na Micronésia onde a embarcação está registrada.

Este é o segundo navio da Polaris Shipping a apresentar problemas após deixar o Brasil carregando minério. Em março de 2017, o Stellar Daisy naufragou após a tripulação comunicar que havia água entrando no navio, que estava adernando a cerca de 2.400 km da costa do Uruguai.

Dias depois do pedido de ajuda, dois tripulantes foram resgatados, mas 22 trabalhadores que estavam a bordo do navio jamais foram encontrados.