Ibope: Bruno Covas aparece com 58% dos votos validos e Boulos 42%
Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Pesquisa Ibope divulgada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, nesta quarta-feira, 18, aponta o candidato do PSDB, Bruno Covas com 58% das intenções de voto e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos com 42%, considerando os votos válidos.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos que é o mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
De acordo com a pesquisa Ibope, considerando os votos totais, o resultado encontrado é:
- Bruno Covas (PSDB): 47%
- Guilherme Boulos (PSOL): 35%
- Branco/nulo: 14%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Pesquisa espontânea
A pesquisa do Ibope também traz a intenção de voto espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos aos eleitores:
- Bruno Covas: 38%
- Guilherme Boulos: 26%
- Outros: 2%
- Branco nulo: 17%
- Não sabem ou preferem não opinar: 17%
A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
O desempenho de Guilherme Boulos é parecido entra os dois extremos das faixas de renda: entre os mais pobres, aqueles que ganham até um salário mínimo, ele tem 35% das intenções de voto. Entre os mais ricos, aqueles que ganham mais de cinco mínimos, ele tem 33%. Essas taxas se referem aos votos totais, não apenas aos válidos.
Analisando por idade, a pesquisa Ibope mostra que Bruno Covas lidera em todas as faixas, com vantagem maior entre os mais velhos. No grupo com 55 anos ou mais, o tucano tem 54%, o dobro do adversário (27%). A distância entre os dois cai para apenas 8 pontos na parcela que tem de 16 a 24 anos (45% a 37%).
“Covas é a opção de quase oito em cada dez dos eleitores que consideram a administração municipal boa ou ótima. Já Boulos não convence tanto os insatisfeitos: apenas metade dos que veem o governo de Covas como ruim ou péssimo estão dispostos a votar no candidato do PSOL”, apontou o Estadão com base na pesquisa Ibope.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro e entrevistou 1.001 eleitores, de forma presencial. A equipe do Ibope usou equipamentos de proteção para minimizar o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo SP-05645/2020.