Identifique em 1 segundo um robô de Bolsonaro ou do PT

Plataforma "pegabot" ajuda a identificar veracidade dos perfis

Todos sabem que existem robôs atuando nas eleições, inflando o apoio a candidatos. Mas quase ninguém sabe como identificá-los.
Para saber se é um robô, basta jogar o perfil no “pegabot”

Nesta plataforma, o usuário pode verificar a atividade de uma conta de rede social para saber a probabilidade do perfil ser de um bot. Quanto maior a nota, maior a chance de ser um bot. Por enquanto, a plataforma é integrada ao Twitter, mas em breve daremos suporte a outras mídias sociais.

O PegaBot é um projeto do Instituto do Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e do Instituto Equidade & Tecnologia. A plataforma foi lançada em março de 2018 e está em fase de testes.

O colunista Lauro Jardim, de O Globo, dá mais dicas:

‘Nem só fãs do capitão inflaram as duas hashtags que fizeram sucesso no Twitter na semana passada, #MulherescomBolsonaro e #EstoucomBolsonaro.
Contas com uma padronagem típica de robôs — algoritmos programados para fingirem ser um usuário — também contribuíram.

O nome da conta geralmente é uma palavra não necessariamente ligada ao nome do falso internauta, seguida de uma sequência aleatória de números, como “@Paulo00238048”, e contém uma foto genérica encontrada no Google.
Alguns contém “Ustra” ou “Bolso” no nome e quase todos se cadastraram no primeiro semestre de 2018.
Além das curtidas e retuitadas, os perfis têm como padrão difundir mensagens de ódio, que incitam a divisão do país e declaram apoio a Bolsonaro. A campanha do capitão nega qualquer envolvimento com o uso de robôs”