II Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas de SP

Por Redação
05/04/2010 11:25 / Atualizado em 12/04/2010 23:14

Acontece entre os dias 13 de 15 de abril, no Centro Cultural de São Paulo (CCSP) o II Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

Com a intenção de promover a troca de experiências entre os profissionais da área, esta segunda edição do encontro visa proporcionar reflexões sobre o papel da leitura na primeira infância e sobre a questão da juventude, além de estabelecer um diálogo entre as práticas de promoção de leitura realizadas pelo Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB), pelo terceiro setor e por iniciativas comunitárias.

O objetivo do evento é articular parcerias nas quais as bibliotecas públicas e comunitárias possam aprimorar o trabalho de formar cidadãos.

Veja abaixo parte da programação:

Abertura
Com Carlos Augusto Calil (secretário municipal de Cultura), Maria Zenita Monteiro (coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas) e Ana Tomé (diretora do Centro Cultural da Espanha em São Paulo – Aecid).
Dia 13, 9h30

Leitura e Desenvolvimento da Linguagem na Primeira Infância
Com Evélio Cabrejo-Parra (pesquisador e linguista colombiano, radicado na França, responsável pelos cursos de ciências da linguagem da Universidade Jussieu-Paris VII e vice-presidente da ONG ACCES – Ação Cultural Contra a Exclusão e a Segregação); Estela B. Simão (coordenadora pedagógica dos Centros Infantis Criança Feliz e Santa Rita de Cássia, da Prefeitura de Itu; e Ana Cecília Ramos de Oliveira (coordenadora pedagógica da Emei Sérgio Cardoso).
Dia 13, 10h

Juventude, Cultura e Políticas Públicas
Com Helena Wendel Abramo (socióloga da Secretaria Municipal de Cultura, que atuou entre 2001 e 2009 na Câmara Municipal de São Paulo como assessora da Comissão Extraordinária Permanente da Juventude).
Apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre a demanda por cultura e o envolvimento dos jovens em ações culturais. Serão abordadas, ainda, a forma de expressão e a mobilização juvenil, fazendo um breve panorama dos paradigmas que orientam os programas e políticas de juventude.
Dia 14, 9h30

São oferecidas 324 vagas para o encontro. Para saber a programação e fazer as inscrições, acesse o site das bibliotecas.