Imagens racistas de universitários geram debate sobre questão racial

Alunas participaram de reunião após repercussão da imagem

No dia 11 de setembro, pela manhã, foi realizada reunião nas dependências da Faculdade Uniara entre estudantes envolvidos no caso e organizações de combate ao racismo da cidade de Araraquara.

Na reunião, os alunos puderam esclarecer que não houve nenhuma intenção de criar material racista, ainda que compreendam que o conteúdo possa ser compreendido desta forma. Algumas medidas na reunião foram tomadas: os estudantes vão redigir carta pedindo desculpas pelo ocorrido e será realizado um curso sobre conscientização da questão racial para os alunos da Medicina da Uniara, posteriormente o curso deverá ser estendido para os demais cursos da instituição.

O caso do blackface dos estudantes da Uniara da cidade de Araraquara,  reacendeu o debate da questão racial na cidade de Araraquara, debate este que anda um pouco morno na cidade. A notória falta de políticas públicas voltadas à conscientização sobre a questão racial no Brasil colabora para práticas que reproduzem, por vezes sem clara intenção, conteúdo de cunho racista. Esperemos que o fato ocorrido com os estudantes da Medicina da Uniara possa servir de alerta para a necessidade de constante trabalho de conscientização sobre a questão racial em nosso país.

Leia mais  no Portal Áfricas.