Imigrantes que cometerem crimes terão nomes divulgados por Trump
Prefeitos democratas de grandes cidades se recusam a cooperar com as autoridades federais que tentam deportar estrangeiros
Imigrantes que cometerem crimes nos Estados Unidos farão parte de uma lista que será publicada semanalmente pelo governo de Donald Trump.
O texto obriga o secretário de Segurança Interna a “divulgar uma lista abrangente de ações criminais cometidas por estrangeiros” naquele país. Apenas de estrangeiros. As informações são do jornal britânico “Independent“.
Segundo o jornal britânico, a decisão é uma reminiscência das listas de “crimes negros” publicadas em um site de extrema-direta e que era dirigido por Steve Bannon, atual estrategista-chefe de Trump.
- Menino de 3 anos é abandonado na fronteira dos EUA
- Imigrante brasileira morre de fome e sede em deserto dos EUA
- Floyd, Kamala e Brasil: por que precisamos falar sobre Consciência Negra
- Steve Bannon, guru de Eduardo Bolsonaro, é preso por fraude nos EUA
Não é a única decisão do atual presidente americano contra imigrantes. O pacote inclui o cumprimento de promessas de campanha polêmicas como a construção de um muro na fronteira com o México, a deportação de imigrantes ilegais, novos centros de detenção de imigrantes e a contratação de 5.000 agentes de patrulha de fronteiras.
Segundo Trump, imigrantes ilegais “representam uma ameaça significativa à segurança nacional e à segurança pública”.
Como uma resposta à ameaça do presidente, prefeitos do partido Democrata, adversário de Trump, incluindo Nova York, Chicago e Seattle, dizem que se recusam a cooperar com as autoridades federais que tentam deportar imigrantes.
A tréplica de Trump vai atingir o bolso dessas cidades: quem não cumprir o que ele pede ficará sem financiamento federal.