Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

Uma torre desmoronou em meio às chamas

Símbolo de Paris, a catedral é visitada por milhares de pessoas todos os dias
Créditos: @ECOURSIN/TWITTER
Símbolo de Paris, a catedral é visitada por milhares de pessoas todos os dias

Um incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira, 15. Segundo informações da agência de notícias Reuters, o fogo foi relatado por usuários nas redes sociais e confirmado em seguida pelo corpo de bombeiros. Uma torre desmoronou em meio às chamas.

“Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas. (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

Os bombeiros estão tentando controlar o fogo, que afeta principalmente a torre central da catedral. Símbolo da cidade francesa, a igreja é visitada por milhares de pessoas todos os dias. A polícia isolou a área e está retirando os turistas que estavam dentro do local.

De acordo com o site oficial da Notre-Dame, o horário de visitação é das 10h às 18h30. O incêndio ocorreu por volta das 19h. A igreja fica na Île de la Cité, uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.

Nas imagens, é possível ver muita fumaça saindo do topo da catedral medieval, enquanto chamas saem das duas torres dos sinos. O fogo pode estar ligado às obras de restauração no telhado do edifício. A torre central estava rodeada por um andaime.

A jornalista Tai Nalon, diretora-executiva e cofundadora do Aos Fatos, está na ponte  e enviou um depoimento à Catraca Livre sobre o cenário devastador:

“O primeiro registro do incêndio foi em torno das 17h55, hora local. Correria com celulares em punho assustou quem caminhava às margens do Sena do lado direito. Às 19h20 o fogo, que se concentrava no campanário da catedral tomou todo o teto do edifício. A torre colapsou em duas partes, cerca de 50 minutos depois do primeiro registro do fogo.

Nos arredores, centenas de franceses e turistas registram o fogo, consternados. Há barulho de sirenes em toda a região, e o trânsito na Ile de France, onde está a catedral, está interrompido.

A igreja passava por obras e estava cercada de andaimes. Não há informação precisa sobre a origem do incêndio, mas os bombeiros locais atribuem inicialmente à reforma.”

Veja imagens do incêndio:

Símbolo de Paris

A Catedral de Notre-Dame está entre as igrejas mais famosas do mundo, embora não seja a mais antiga ou maior. A construção da catedral levou 180 anos: de 1163 a 1345.

O templo foi testemunha dos mais importantes eventos históricos da França, como o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Além disso, ele assistiu à participação do país em duas guerras mundiais.