Incêndio destrói prédio do Museu de História Natural da UFMG em BH
O museu abriga mais de 265 mil itens entre peças e coleção científica de plantas e reserva vegetal
O um dos prédios do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), no bairro Horto, na região leste de Belo Horizonte, pegou fogo no começo da manhã segunda-feira, 15.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se alastraram pelo telhado da ala que abriga material fóssil. O espaço abriga mais de 265 mil itens entre peças e coleção científica de plantas e reserva vegetal.
Em uma nota publicada no Facebook, a direção do museu diz que o fogo atingiu a Reserva Técnica 1, onde fica guardado parte do acervo que não está exposto.
De acordo com o G1, o museu abriga o tradicional Presépio do Pipiripau, criado no século 20 pelo artesão Raimundo Machado e que conta a história da vida e morte de Jesus em 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas.
O acervo destruído pelo incêndio ainda não foi mensurado. As paredes do prédio ficaram comprometidas e o local deve passar por perícia. Ainda não há detalhes sobre o que foi comprometido pelo fogo.
Esse é o segundo museu de universidade federal a pegar fogo em menos de dois anos. Em setembro de 2018, um incêndio de grande proporções atingiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, ligado à UFRJ.