Índia inaugura primeira escola para pessoas trans do país

A Índia inaugurou seu primeiro colégio para transgêneros no país para auxiliar jovens e adultos que desistiram da escola antes de terminar o ciclo educacional.

De acordo com o site BBC Brasil, dados revelam que pessoas trans sofrem hostilidade na Índia e, por isso, cerca de metade não consegue terminar a educação formal. 

A escola Sahaj International, localizada na cidade de Kochi, irá receber 10 alunos entre 25 e 50 anos. Os estudantes serão preparados para as provas de conclusão de curso que normalmente são feitas por alunos quando têm entre 15 e 18 anos.

A escola foi aberta pela ativista trans Kalki Subramaniam
Créditos: Getty Images/iStockphoto
A escola foi aberta pela ativista trans Kalki Subramaniam

Os professores contratados também serão transgênero para garantir a proteção, além de estimular e encorajar os alunos.

A escola tem como objetivo ajudar os transgêneros a terem currículo e habilidades para conquistar boas vagas de emprego e viverem dignamente“, disse a ativista trans Vijayraja Mallika, que dirige a instituição.

“De 14 inscritos, nós já matriculamos seis candidatas até agora, todas mulheres transgêneros. Reservamos uma vaga para um homem transgênero e uma para deficientes”, afirmou.

A Índia tem cerca de 2 milhões de pessoas trans, e somente em 2014 a Suprema Corte do país determinou que todos teriam direitos iguais perante a lei.