Iniciativas lutam por direito à manifestação e contra violência policial
Denúncias online, jornalismo investigativo, exposição e até uma vaquinha; conheça iniciativas que defendem os direitos humanos
Os protestos de junho de 2013 trouxeram à tona o debate sobre a violência policial contra manifestações.
Com o início da Copa do Mundo, o problema está longe de ser resolvido. Nas primeiras manifestações contrárias ao mega evento diversas cenas de violência desproporcional foram registradas.
Por isso, diversas iniciativas surgiram para defender o direito à manifestação e denunciar a violência policial em protestos.
- Jogador iraniano é condenado a enforcamento por apoiar mulheres
- Prêmio Megafone celebra o ativismo e a importância no avanço dos direitos humanos no Brasil
- Três jovens negros são mortos em ação da PM em Salvador
- STF proíbe Sérgio Reis de se aproximar da Praça dos Três Poderes
Denúncias online
Os Advogados Ativistas, Artigo 19 Brasil, Associação Brasileira dos Advogados do Povo, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, Conectas, Justiça Global,Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, e WITNESS.org criaram um formulário online na qual é possível denunciar a violência policial.
As denúncias serão centralizadas e utilizadas para embasar denúncias jurídicas.
Clique aqui para enviar denúncia.
Ponte
A Agência Pública de jornalismo investivo anunciou o lançamento do projeto Ponte – Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. trata-se de um grupo de jornalistas que pretende dar visibilidade e buscar soluções para desigualdade, injustiça e opressão.
O grupo quer abordar histórias silenciadas ou encobertas, como prisões injustas, execuções e outros atentados aos direitos humanos.
Vaquinha
Vinicius Duarte apanhou de diversos policiais durante a primeira manifestação do ano contra a Copa do Mundo (Leia matéria completa na Vice). Ele perdeu os dentes no episódio.
Para recuperar os dentes, ele organizou uma vaquinha virtual para pagar a cirurgia de restauração bucal”. Por conta da falta de dentes, minha vida amorosa, social e profissional estão comprometidas (imagina aparecer sem dentes numa entrevista de emprego)”, diz o jovem no texto do projeto.
Exposição Piratas Urbanos
O fotógrafo Sérgio Silva perdeu o olho esquerdo depois de tomar um tiro de bala de borracha em 2013. Contra a violência que sofreu, o fotógrafo elaborou a série Piratas Urbanos, com fotos de celebridade em apoio à causa.