Iniciativas lutam por direito à manifestação e contra violência policial

Denúncias online, jornalismo investigativo, exposição e até uma vaquinha; conheça iniciativas que defendem os direitos humanos

18/06/2014 17:06 / Atualizado em 04/05/2020 14:39

Conheça diferentes iniciativas que lutam pelo direito de manifestação e contra a repressão
Conheça diferentes iniciativas que lutam pelo direito de manifestação e contra a repressão

Os protestos de junho de 2013 trouxeram à tona o debate sobre a violência policial contra manifestações.

Com o início da Copa do Mundo, o problema está longe de ser resolvido. Nas primeiras manifestações contrárias ao mega evento diversas cenas de violência desproporcional foram registradas.

Por isso, diversas iniciativas surgiram para defender o direito à manifestação e denunciar a violência policial em protestos.

Denúncias online

Os Advogados Ativistas, Artigo 19 Brasil, Associação Brasileira dos Advogados do Povo, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, Conectas, Justiça Global,Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, e WITNESS.org criaram um formulário online na qual é possível denunciar a violência policial.

As denúncias serão centralizadas e utilizadas para embasar denúncias jurídicas.

Clique aqui para enviar denúncia.

Ponte
A Agência Pública de jornalismo investivo anunciou o lançamento do projeto Ponte – Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. trata-se de um grupo de jornalistas que pretende dar visibilidade e buscar soluções para desigualdade, injustiça e opressão.

O grupo quer abordar histórias silenciadas ou encobertas, como prisões injustas, execuções e outros atentados aos direitos humanos.

Vaquinha

Vinicius Duarte apanhou de diversos policiais durante a primeira manifestação do ano contra a Copa do Mundo (Leia matéria completa na Vice). Ele perdeu os dentes no episódio.

Para recuperar os dentes, ele organizou uma vaquinha virtual para pagar a cirurgia de restauração bucal”. Por conta da falta de dentes, minha vida amorosa, social e profissional estão comprometidas (imagina aparecer sem dentes numa entrevista de emprego)”, diz o jovem no texto do projeto.

Apoie aqui.

Após perder o olho , o fotógrafo Sérgio Silva criou a série de fotos Piratas Urbanos, na qual diversas personalidades posaram para fotos como piratas
Após perder o olho , o fotógrafo Sérgio Silva criou a série de fotos Piratas Urbanos, na qual diversas personalidades posaram para fotos como piratas

Exposição Piratas Urbanos

O fotógrafo Sérgio Silva perdeu o olho esquerdo depois de tomar um tiro de bala de borracha em 2013. Contra a violência que sofreu, o fotógrafo elaborou a série Piratas Urbanos, com fotos de celebridade em apoio à causa.