Instagram sobre a Mooca registra detalhes cotidianos do bairro

O @instamooca foi escolhido pelo jornal britânico 'The Guardian' como um dos melhores perfis de fotografia urbana para seguir no Instagram

Por: Heloisa Aun

Ao se mudar de Pinheiros (zona oeste) para a Mooca (leste) há um ano, a professora de inglês Jacqueline Brizida, 33, começou a explorar as ruas em que passava no caminho de casa para o trabalho por meio da fotografia. Assim nasceu o perfil no Instagram @instamooca, que revela cantinhos diversos e detalhes cotidianos do tradicional bairro de 459 anos.

Por ser bastante local, a página foi eleita como um dos melhores perfis de fotografia urbana do mundo para seguir no Instagram, de acordo com uma compilação feita pelo jornal britânico ‘The Guardian‘ (veja aqui a lista completa). A escolhida para representar o @instamooca foi a foto da Kombi em frente a uma casa rosa, marcada com a hashtag #guardiancities.

A mudança de bairro ocorreu para Jacqueline morar mais perto do novo trabalho. Logo que chegou, ela se impressionou com os aspectos singulares da Mooca e quis mostrar isso aos amigos e familiares. Entre as imagens que já registrou no curto trajeto de oito minutos a pé, estão as muitas fachadas, carros antigos, janelas e portas coloridas, em construções típicas do século passado.

Segundo Brizida, as fotos são capturadas por ela, geralmente com o próprio celular. “Algumas das imagens eu fiz com uma câmera profissional. Ainda não domino muito a parte técnica, mas estou experimentando e adorando poder aprender um pouco mais sobre fotografia”, conta.

O perfil no Instagram revela cantinhos diversos e detalhes cotidianos do tradicional bairro

Sobre as diferenças entre os bairros, a professora relata que Pinheiros é acessível e com opções de lazer, mas tem muito trânsito e é mais impessoal, enquanto a Mooca é mais tranquila, com ares de vida no interior. “Há bons restaurantes, bares e padarias como em Pinheiros, mas também há estabelecimentos antigos e familiares, como farmácias com balanças analógicas, sapatarias e ateliês de costura, além do estádio do tradicional e amado time de futebol Juventus”, diz.

A repercussão da página no Instagram surpreendeu a criadora. Quando começou, não esperava que tantas pessoas fossem se interessar pelas fotos. “Eu fiquei muito feliz por minha conta ter sido recomendada pelo jornal britânico ‘The Guardian’ este ano, era algo que não esperava e que me fez entender o quanto meu projeto estava trazendo um olhar novo sobre a cidade de São Paulo”, finaliza Jacqueline.

Veja mais fotos: