Intercept: Deltan monta plano para lucrar com fama da Lava Jato

Procurador da República é proibido por lei de gerenciar empresas

Por: Redação | Comunicar erro

Ao que tudo indica, Deltan Dallagnol, procurador da República, montou um esquema de negócios de eventos em que comanda palestras com o intuito de lucrar com a fama e contatos que ganhou após virar coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato.

Vale ressaltar que a lei proíbe que procuradores gerenciem empresas e permite que essas autoridades apenas sejam sócios ou acionistas de companhias.

Crédito: Agência BrasilDeltan Dallagnol, procurador da República, tem conversas comprometedoras vazadas

O que comprova tal afirmação seria uma série de mensagens obtidas pelo Intercept Brasil. Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, em 2018, Deltan trocou mensagens com um colega da Lava Jato em que discutiram a constituição de uma empresa na qual eles não apareceriam formalmente como sócios, para evitar questionamentos legais e críticas.

Outras pessoas participavam do grupo no chat, incluindo a esposa de Deltan, que recebeu a seguinte mensagem do marido: “Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”.

“Se fizéssemos algo sem fins lucrativos e pagássemos valores altos de palestras pra nós, escaparíamos das críticas, mas teria que ver o quanto perderíamos em termos monetários”, completou ele.

Ainda de acordo com a publicação, na mesma conversa, os procuradores também mencionaram parcerias com uma firma organizadora de formaturas e outras duas empresas de eventos.

A conversa indica outra evidência: Deltan ocupou os serviços de duas funcionárias da Procuradoria em Curitiba, no Paraná (PR), para organizar sua atividade pessoal de palestrante no decorrer da Lava Jato.

E não parou por aí. O Intercept apontou também que o procurador incentivava outras autoridades ligadas a Lava Jato a realizar palestras remuneradas, entre eles o atual ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.

Confira a matéria completa no link.

1 / 8
1
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
2
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
3
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
4
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, que existe a possibilidade dele não indicar seu filho, o deputado …
5
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
6
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
7
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
8
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …