Internet se revolta após deputados articularem anistia ao caixa 2

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #corrupcao

Deputados articularam na madrugada desta quinta-feira, dia 24, uma proposta de emenda ao pacote de medidas de combate à corrupção. O documento, que prevê anistia ao caixa 2 nas esferas penal, civil e eleitoral, foi aprovado em comissão especial e circula nos corredores da Câmara. A notícia causou revolta entre os usuários das redes sociais.

De acordo com informações do G1, o texto ainda precisa ser analisado no plenário e pode sofrer alterações com a apresentação de emendas pelos parlamentares. Entre as possíveis medidas, está a emenda que poderia anistiar todos aqueles que praticaram caixa 2 antes da edição da lei.

O documento teria sido articulado em uma reunião entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes e deputados de vários partidos. Segundo o deputado Vicente Cândido (PT-SP), um dos vice-líderes do PT, no encontro, parte dos parlamentares negociou a rejeição das propostas anticorrupção aprovadas na comissão especial.

A emenda ao projeto deixa claro que infrações cometidas antes da edição da lei não poderão ser punidas. No entanto, não é possível afirmar se a proposta será apresentada.

“Não será punível nas esferas penal, civil e eleitoral, doação contabilizada, não contabilizada ou não declarada, omitida ou ocultada de bens, valores ou serviços, para financiamento de atividade político-partidária ou eleitoral realizada até a data da publicação desta lei”, diz o artigo que seria incluído na lei.

Diante da articulação, o PSOL apresentou um requerimento solicitando que a votação do trecho seja feita de forma nominal, com registro dos votos individuais de cada deputado. O partido afirma que os parlamentares querem fazer uma votação rápida para não expor os favoráveis a anistiar a prática. Leia o conteúdo na íntegra.

Veja a repercussão na internet:

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …