Jack Daniel´s corrige passado e resgata participação de escravo

Conheça a história de Nearis Green, o trabalhador negro que teve sua história apagada pelo racismo

Um dos mais importantes fabricantes de uísque do mundo, a empresa Jack Daniel’s, criada há 150 anos, reconheceu recentemente uma injustiça que marcou sua história até os dias atuais. Isso porque, apesar de nunca ter sido citado na história oficial, o escravo Nearis Green teve participação fundamental no processo de criação do destilado, conforme reescreve a nova biografia da marca.

No antigo registro, Jack Daniel supostamente teria aprendido o processo de destilação ainda adolescente com o amigo Dan Call, em 1866. Apesar disso, a história omitia a participação direta de Nearis Green, escravizado por Dan Call, responsável por ensinar as técnicas de purificação do produto à Daniel. Em um país que ainda hoje colhe os frutos do racismo, há mais de 100 anos, o jovem Nearis teve o nome retirado da história da empresa em uma expressa demonstração de preconceito racial.

A escravidão foi abolida nos Estados Unidos em 1865 com o fim da 13ª emenda à constituição americana

Escravidão nos campos, liberdade na alma

Muito comum no século no século XIX, sobretudo no sul dos Estados Unidos, onde a escravidão era defendida pelos colonos, a população negra tinha participação direta na linha de produção da bebida.

Assim, quando um produto era criado ou aperfeiçoado por trabalhadores negros, cabia aos fazendeiros brancos omitir a participação dos escravos no processo. Com um erro histórico reparado após 150 anos, a empresa passou a divulgar em suas visitas guiadas pela destilaria da empresa, no Tennessee (EUA), a verdadeira versão que credencia a Nearis Green a verdadeira participação na história da empresa Jack Daniels. Atualmente,

A correção histórica passou a ser divulgada nas visitas guiadas dentro da destilaria da empresa, no estado norte-americano do Tennessee. O tour oficial pela fábrica, que anualmente recebe cerca de 250 mil turistas, ganhou de fato a verdadeira versão da criação do famoso uísque.

A Jack Daniel’s afirma que o intuito da nova versão é apenas de colocar os pingos nos is e contar a história verdadeira sobre a origem da marca.