Jair Bolsonaro propôs projeto favorável ao aplicativo WhatsApp

O ex-deputado tentou agir para que juízes em instâncias inferiores ao STF pudessem bloquear o mensageiro

Por: Redação | Comunicar erro
bolsonaro whatsapp
Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilBolsonaro propôs projeto favorável ao WhatsApp

Com sua candidatura à Presidência tendo forte engajamento no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, Jair Bolsonaro, na época em que era deputado federal pelo PSC-RJ, chegou a propor um projeto favorável ao mensageiro.

A proposta apresentada pelo então parlamentar ocorreu após o aplicativo ser retirado do ar em três ocasiões entre 2015 e 2016. Através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ele pretendia barrar justamente a ação de juízes que suspenderam o app, deixando o assunto sob incumbência do Supremo Tribunal Federal (STF). A mesma regra valeria para outras redes sociais como Facebook e Telegram.

No texto, o ex-deputado salienta que, “pela importância do livre acesso à informação, da liberdade de expressão e, sobretudo, objetivando inibir suspensões e interrupções ‘casuais’ de meio de comunicação essencial à nossa democracia, apenas a Suprema Corte poderá, pela maioria de seus membros, adotar tal medida que impacta sobremaneira toda a sociedade”.

O projeto foi apresentado em julho de 2017, mas ainda não foi aprovado e precisará passar por votação na Câmara e no Senado, onde terá que obter a aprovação mínima de três quintos do total de deputados e senadores em suas respectivas “casas”.

WhatsApp e eleições

whatsapp
Crédito: Anton/PexelWhatsApp roubou a cena nas eleições 2018

Como já era de se esperar, as redes sociais têm representado um importante meio de interação entre os postulantes a cargos públicos nas eleições 2018, seja pela acessibilidade de alcance aos usuários, mas, principalmente, pelo baixo custo.

No entanto, tais plataformas acabaram se transformando em um veículo facilitador para a disseminação de notícias falsas e, ao contrário do que se imaginava, o WhatsApp acabou “roubando a cena” sobrepujando, inclusive, o Facebook.

Pesquisa do instituto Datafolha apontou que a maioria dos eleitores estão se “informando” através do mensageiro.

No tocante aos candidatos à Presidência que disputam o segundo turno, 6 em cada 10 eleitores de Jair Bolsonaro dizem ler notícias compartilhadas no aplicativo. Ainda conforme o instituto, esse número é menor entre os eleitores de Fernando Haddad – em relação ao petista, apenas 38% de seu eleitorado afirmaram consumir informações replicadas no mensageiro.

Adepto do WhatsApp, Bolsonaro admitiu que, se eleito, pretende alterar uma regra criada pelo aplicativo que limita o número de envio simultâneo de mensagens, que atualmente é de 20. A medida adotada pela empresa foi justamente para evitar a divulgação de fake news através da plataforma.

“Quem não ficou chateado? Você conseguia passar para 200 pessoas as mensagens, e passou para 20. Nós vamos lutar para que volte ao que era antes”, afirmou o presidenciável.

1 / 8
1
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
2
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
3
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
4
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …
5
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
6
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
7
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
8
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …