Jogador brasileiro é vítima de racismo da própria torcida na Rússia

Malcom, ex-Corinthians e Barcelona, foi alvo de ataques racista de torcedores do Zenit, seu atual time

Por: Redação Comunicar erro

O atacante brasileiro Malcom sofreu ataque racista no seu jogo de estreia pelo Zenit St.Petersburg no último sábado, 3, pelo Campeonato Russo.

Crédito: Divulgação/ZenitO atacante brasileiro Malcom, ex-Corinthians e Barcelona foi alvo de ataques racista de torcedores do Zenit, seu atual time

Um grupo de torcedores do seu próprio time estendeu uma faixa na arquibancada do Gazprom Arena, em São Petersburgo, com os seguintes dizeres: “Obrigado aos diretores pela fidelidade às tradições”. A afirmação irônica faz referência a contratação de jogadores negros ou que não pertençam às nações irmãs eslavas, o que é inaceitável por muitos torcedores do clube russo.

Racismo: saiba como denunciar e o que fazer em caso de preconceito

O clube russo não se manifestou sobre os ataques racista ao jogador brasileiro. A equipe limitou-se apenas a divulgar nas redes sociais uma entrevista com o ex-atacante do Corinthians e do Barcelona, seu último time.

De acordo com o Estadão, esta não é a primeira vez que torcedores do Zenit St.Petersburg fazem este tipo de manifestação racista com um jogador brasileiro. Em 2012, o atacante Hulk, também foi vítima de ataques da própria torcida.

“Não somos racistas, mas para nós a ausência de futebolistas negros no plantel do Zenit é uma importante tradição que reforça a identidade do clube”, dizia, à época, a nota, que acrescentava: “Somos a equipe mais ao norte das grandes cidades europeias e nunca tivemos vínculos com a África, a América Latina, Austrália ou Oceania. Não temos nada contra habitantes destes continentes, mas queremos que joguem no Zenit atletas afinados com a mentalidade e o espírito da equipe”.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …