Jornal vendido por moradores de rua ganha ‘buzu’ para distribuição

O novo suporte vai ajudar na divulgação do periódico Aurora da Rua, que completa sete anos em Salvador

Vendedora dirige o “buzu” do jornal

Os moradores de rua, acostumados com a invisibilidade nas grandes cidades, agora chamam a atenção de quem passa pelo Terminal Rodoviário de Salvador. E não somente pelo colete, boné e bolsa que os identificam como vendedores do jornal Aurora da Rua, mas pelo carrinho em formato de um “ônibus” que de agora em diante será uma nova ferramenta de distribuição do periódico.

O suporte, chamado de Buzu do Aurora da Rua, lançado no último dia 11 de abril, marcou a comemoração de aniversário dos sete anos do jornal. A publicação é vendida exclusivamente por moradores de rua.

Durante esses sete anos, mais de 80 pessoas em situação de rua foram formadas como vendedores e, atualmente, o quadro é composto por seis trabalhadores. Além disso, eles também colaboram na produção do conteúdo do jornal, por meio de oficinas de texto e arte. O Aurora da Rua é comercializado por R$ 1, sendo que 75% do valor ficam com os vendedores.

O projeto busca reinserir socialmente e resgatar a auto-estima e cidadania dos moradores de rua. O significado do nome da publicação, que indica o nascer de um novo dia, o amanhecer, traduz a proposta do jornal: dar a oportunidade da construção de uma nova vida.