José Mayer muda discurso após campanha de globais contra assédio
Na última sexta-feira (31), o ator José Mayer se pronunciou pela primeira vez após ser denunciado por assédio sexual contra a figurinista Su Tonani, de 28 anos. Na ocasião, ele atribuiu a culpa ao machismo do personagem Tião Bezerra e pediu para as pessoas não misturarem “ficção com realidade”.
“As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra… Não são minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator, sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo”, disse.
Apenas quatro dias após sua declaração, o ator divulgou uma nova carta. Desta vez, assumindo o erro. “Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são”, escreveu em texto divulgado nesta terça-feira (4).
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
Quatro dias. Uma postura totalmente nova. Entre uma carta e outra, uma mobilização: com as frases “Mexeu com uma, mexeu com todas. Chega de assédio” estampadas numa camiseta, atrizes como Bruna Marquezine, Taís Araújo, Camila Pitanga, Cleo Pires, Maria Casadevall e Sophie Charlotte, além de autoras e funcionárias da TV Globo, publicaram fotos e textos nas redes sociais em apoio à figurinista e a todas as mulheres que sofrem ou já sofreram algum tipo de assédio.
O protesto foi bastante comemorado nas redes sociais, principalmente porque já vimos e revimos episódios de assédio em que as denúncias das mulheres são questionadas, quando não silenciadas. Ainda hoje, na maior parte das vezes, casos que envolvem homens famosos e/ou poderosos são simplesmente “esquecidos” com bastante facilidade (vide denúncias feitas contra o ator premiado Casey Affleck e o cantor Victor Chaves, da dupla com Léo).
A união das mulheres nesses episódios é essencial para que esses casos não sejam esquecidos: é necessário que o agressor reveja sua postura e seja punido pelo crime que cometeu. É preciso justiça.
Nesta terça, a TV Globo reiterou sua posição contra o assédio e afirmou que não irá escalar José Mayer para a próxima novela das nove da emissora, que deve estrear em 2018. O ator foi suspenso de qualquer produção dos Estúdio Globo por tempo indeterminado, conforme comunicado enviado ao Catraca Livre.
O caso foi repercutido nesta terça-feira, dia 4, em uma reportagem do telejornal “Jornal Hoje” e também no programa “Vídeo Show”.
“Queria agradecer a Su, pela força dela, porque só a partir da força dela que a gente está aqui e pode falar sobre essa ferida que está aberta aqui, na nossa sociedade, no nosso país, no mundo todo”, disse a atriz Nathalia Dill em entrevista para o programa.
Confira abaixo o comunicado da Comunicação da Globo na íntegra:
Em relação à denuncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas. Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo.
Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão. Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres “Mexeu com uma, mexeu com todas”, a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa.
O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e às artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas.