Jovem cria bandejas biodegradáveis para substituir embalagens de isopor

06/05/2016 18:31

Caso vocês não tenham uma horta em casa, onde vocês normalmente compram suas frutas e verduras? Em feiras orgânicas? Na tradicional feirinha do bairro? Nos mercados? A questão é: como esses alimentos chegam pra vocês, hein?

Jovem criou alternativa às embalagens de isopor
Jovem criou alternativa às embalagens de isopor

Há algum tempo, umas das polêmicas das redes sociais era o fato de uma grande rede de supermercados ter colocado à venda tangerinas (também conhecidas como mexerica em algumas regiões do país) já descascadas – tudo “muito bem embalado”, claro. O  que foi realmente surpreendente do episódio é que a maior parte dos usuários das redes questionou a “facilidade” ofertada nos dias atuais. Com frases do tipo: “na minha época eu colhia do pé” ou “que geração é essa que não pode descascar uma tangerina? Vergonha.” Quando na verdade hoje em dia é normal encontrar em várias feiras (ao menos nas do Rio de Janeiro), verduras e legumes já descascados & ralados que, de costume são vendidos dentro de saquinhos plásticos. Sendo assim, o que impressiona é a falta de indivíduos questionando a ausência de uma consciência na criação de situações que requerem o uso de mais embalagens e consequentemente a produção de mais lixo. Nisso ninguém pensou? Sim, pensou.

Uma jovenzinha de apenas 17 anos, de Curitiba, notou a quantidade de embalagens de isopor que a mãe trazia do mercado por conta das compras, e resolveu então agir em prol do planeta. A estudante de ensino médio, desenvolveu uma nova embalagem biodegradável a partir do bagaço da cana-de-açúcar para substituir o  material que normalmente lota os lixões e aterros, e gasta em média de 100 a 300 anos para se decompor. Achavam o isopor inofensivo? A Sayuri Magnabosco vai explicar pra vocês que não é.

Clique aqui para assistir ao vídeo.