Jovem de família pobre é 1º brasileiro formado na sede de Bolshoi

Quando o bailarino brasileiro David Motta Soares chegou em Moscou, em 2010, para estudar na Escola do Teatro Bolshoi, vivenciou semanas de muitas dificuldades. Isso porque, aos 13 anos, sem saber falar inglês ou russo, estava sozinho em recesso das aulas da renomada companhia de dança. As informações são da Folha de S. Paulo.

Hoje, aos 18 anos, o adolescente se tornou o primeiro brasileiro a concluir os estudos na sede do Bolshoi e até recebeu um convite para atuar na companhia a partir de setembro. Outros três brasileiros, formados na filial do Brasil, também são integrantes do corpo de baile.

David Motta Soares, 18, é o primeiro brasileiro formado na sede do Bolshoi, em Moscou

David, natural de Cabo Frio, Rio de Janeiro, é filho de um guarda municipal e de uma auxiliar de serviços gerais. Sua carreira teve início por acaso, ao acompanhar a prima em uma aula de dança. Quando um olheiro assistiu a uma de suas apresentações, registrada em vídeo, se surpreendeu com seu trabalho. Com isso, o jovem participou de um curso de verão no Bolshoi de Nova York e foi convidado a se mudar para Moscou.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, David relatou que a rotina na escola é pesada e rígida. Como o bailarino não tem recursos par as despesas no exterior, o Itamaraty envia a ele uma bolsa mensal de US$ 1.600 (cerca de R$ 4.800).

Leia a matéria na íntegra.