Jovem holandês cria aparelho que limpa o lixo plástico dos oceanos
Em formato de arraia, o dispositivo retira as partículas de plástico das manchas de sujeira
Várias espécies de animais sofrem com a poluição dos oceanos, principalmente com a quantidade de plástico encontrada neles. Mas um jovem de 19 anos pode ter pensado em uma boa solução para este problema. O holandês Boyan Slat desenvolveu uma Matriz de Limpeza Oceânica que tira esses resíduos do mar.
O dispositivo – que por enquanto ainda é um protótipo – consiste em um conjunto ancorado de hastes de apoio e plataformas de processamento que pode ser levado até as manchas de sujeira ao redor do mundo. Em vez de se movimentar atrás da sujeira, a matriz funcionaria como um funil, atraindo a sujeira para o ângulo formado por suas hastes.
O projeto de Slat, feito na escola, analisa a quantidade e o tamanho das partículas de plástico presentes nas manchas de sujeira do oceano. Nas plataformas, o lixo seria filtrado, o plástico seria separado do plâncton e armazenado para reciclagem.
- Ação contra lixo plástico no mar compõe música com voz do oceano
- Garrafa de plástico reciclado financia coleta de lixo do oceano
- Ao estilo Pac Man, coletor gigante recolhe lixão no oceano
- Mais um animal morreu após engolir lixo plástico nos oceanos
Todo o conceito ainda está em fase de desenvolvimento e não há previsão de quando o dispositivo estará pronto para o uso. Mesmo assim, eles já foi premiado como o melhor Desenho Técnico de 2012 na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.