Jovem morre no dia do aniversário em abordagem policial em SP; veja

Rogério Ferreira da Silva Júnior pilota sozinho a moto que tinha pego emprestada de um amigo

10/08/2020 11:25

Um jovem morreu no dia que completou 19 anos durante uma abordagem policial na região do Parque Bristol, zona sul de São Paulo, no fim da tarde de domingo, 9. Familiares e amigos acusam PMS da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) de atirarem no rapaz, que, segundo eles, estava desarmado.

 Imagens mostram abordagem policial que terminou com a morte de um jovem de 19 anos na zona sul de São Paulo
 Imagens mostram abordagem policial que terminou com a morte de um jovem de 19 anos na zona sul de São Paulo - Reprodução/TV Globo

Imagens gravadas por câmera de segurança mostra o momento que Rogério Ferreira da Silva Júnior pilota sozinho a moto que tinha pego emprestada de um amigo. No vídeo, o rapaz aparece sem capacete, trafegando pela avenida dos Pedrosos, no Sacomã.

Em seguida é possível o momento que policiais cercam Rogério, que reduz a velocidade da moto até parar perto da calçada. Segundos depois, o rapaz está no chão agonizando.

Em depoimento, os PMs afirmaram que o jovem desceu da moto e colocou a mão na cintura, simulando estar armado. Rogério chegou a ser socorrido por pessoas que estavam no local, mas acabou morrendo.

O caso foi registrado no 26º Distrito Policial (DP) é investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da PM.

Saiba como denunciar violência policial

Destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial. Além da agressão física, configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação. Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:

Disque 100

Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Ouvidoria de PM

Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.

Em São Paulo, por exemplo, a denúncia pode ser feita até online.

Corregedoria das polícias Civil e Militar

Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum. Sofreu ou conhece alguém que foi vítima de violência policial ? Saiba o que fazer neste caso.