Jovem pode ser presa por desafiar regras de vestimenta
A Arábia Saudita é um dos países mais conservadores e com regras restritas em relação ao comportamento da mulher. Uma jovem pode, então, ser presa por desafiar as regras de vestimenta para mulheres do país. As informações são de O Globo.
A jovem não identificada, mas classificada como saudita pela mídia local, postou um vídeo polêmico e que tem despertado apoio e críticas no Snapchat. Nas imagens, ela aparece de saia curta e blusa cropped em público na Arábia Saudita.
O comportamento da jovem desrespeita o código de vestimenta. Ela não poderia sair à ruas sem a abaia — espécie de vestido que cobre todo o corpo — e sem o véu islâmico para cobrir a cabeça e os cabelos.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Os mais conservadores pedem a prisão da mulher e a chamam de “obscena”. Já os mais progressistas defendem que ela tem direito sobre o corpo e elogiam sua coragem.
Segundo o site “Saudi Okaz”, as autoridades em Ushaiager, onde o vídeo teria sido gravado, pediram ao governo do estado e à polícia que responsabilizem a mulher pelo vídeo. Os agentes dedicados a policiar a moralidade dos cidadãos sauditas teriam se correspondido com outras agências para investigar o vídeo
“Assim como nós pedimos às pessoas que respeitem as leis dos países para os quais vão viajar, as pessoas também devem respeitar as leis deste país”, disse o escritor Ibrahim al-Munayif , que vê a “audácia” da mulher como uma infração e destacou que permitir a quebra das leis levaria o país ao caos.
Confira o vídeo polêmico:
- Leia mais: