Jovem sofre racismo em seu trabalho e internautas mostram apoio

Por: Redação | Comunicar erro

Uma funcionária de uma cafeteria foi vítima de racismo durante seu trabalho e recebeu diversas mensagens de apoio nas redes sociais. Josie Ajak estava atrás do caixa do Gloria Jean’s Coffee em Cairns, na Austrália, quando uma senhora se recusou a ser atendida por ela.

josie1
Josie publicou uma mensagem de agradecimento ao apoio em suas redes sociais

A jovem, que se mudou do Sudão para a Austrália com oito anos de idade, cumprimentou a cliente assim que ela se aproximou e, então, se surpreendeu com a resposta.

Em entrevista à ABC, Josie explicou que a mulher olhou para ela e disse: “Eu me recuso a ser servida por uma pessoa negra, você pode chamar uma branca?”. A funcionária pediu para a senhora se afastar antes de informar sua colega de trabalho sobre o ocorrido e que ela não iria ser atendida. A cliente esperou por cinco minutos e foi embora da loja.

Depois do episódio, Jade Arevalo, amiga de Josie, compartilhou um relato em suas redes sociais e iniciou a campanha de apoio #buyacoffeefromjosie (#compreumcafédajosie, em inglês). A publicação recebeu mais de 13 mil curtidas e repercutiu, inclusive, na página da cafeteria Gloria Jean’s Coffees Cairns Central e em suas lojas.

josie
Uma das lojas da cafeteria participando da campanha

“Josie é uma das pessoas mais gentis e amigáveis que você poderia conhecer, mas independente de sua personalidade, ela não merecia ser excluída dessa maneira. O que deixa tudo pior é que a mulher nojenta que pediu para ser atendida por outra funcionária se locomove em uma cadeira de rodas e possivelmente deve entender as dificuldades de uma vida em que os outros esperam menos dela.”, escreveu Jade.

Diante da viralização do caso, a vítima de racismo se manifestou em suas redes sociais. “Para aqueles que já tiveram seu serviço recusado por causa da cor de sua pele, isso é para vocês. Não há absolutamente nenhum espaço para racismo em lugar algum do mundo.”

Compartilhe:

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …