Jovens do Jaguaré promovem iniciativas contra o desperdício
Um dos projetos é o app Trocaki, por meio do qual os usuários podem trocar objetos, roupas e outros bens de consumo
Um grupo de jovens do Instituto Reciclar, localizado no bairro do Jaguaré, em São Paulo, está envolvido em iniciativas que lutam contra o desperdício de alimentos e promovem o consumo consciente na região.
Um dos projetos é o aplicativo Trocaki, por meio do qual os usuários podem trocar objetos, roupas, eletroeletrônicos e outros bens de consumo. “Estudamos o consumo colaborativo e adoramos a ideia de adquirir coisas novas sem gastar nada”, conta Beatriz Lima, que participou da idealização da ferramenta.
Para idealizar o sistema, o grupo usou a Fábrica de Aplicativos, plataforma on-line para o desenvolvimento de apps gratuitos. O aplicativo reúne outras funcionalidades, como agenda, links, fotos e informações sobre o consumo sustentável. Quem quiser colocar um produto no Trocaki, precisa informar um meio de contato e o estado do item.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
A ONG Reciclar desenvolve diversos trabalhos sociais com os jovens da comunidade do Jaguaré, como o “Papo Transformador”, que já atendeu 600 jovens desde a sua criação em 1995. O instituto dá aulas do ensino médio e cursos de empreendedorismo, soluções criativas, informática, entre outros.
Além do aplicativo de trocas, os alunos fizeram uma exposição de fotos sobre desperdício de alimentos. Com a curadoria de Paulo Emílio Lisboa, a mostra “Trashfood: lixo de um, luxo do outro” tem como objetivo provocar a população a repensar o consumo.
Veja as fotos:
- A quantidade de alimentos descartada no Brasil por ano — 15 milhões de toneladas — alimentaria toda a população do país por 47 dias. Confira a matéria especial sobre o tema: