Juíza critica meritocracia e post viraliza nas redes sociais
Nos últimos dias, o texto no Facebook de uma juíza do Tribunal de Justiça do Paraná com críticas à meritocracia viralizou nas redes sociais. No post, compartilhado na última terça-feira, dia 30, Fernanda Orsomarzo afirma que se esforçou para chegar ao cargo que tem hoje, porém, sem o acesso aos privilégios, como estudo em colégios particulares e cursos de línguas, nunca teria conseguido.
“Dizer que isso é mérito meu soa, no mínimo, hipócrita”, escreve a juíza. E continua: “Em primeiro lugar, nasci branca. Faço parte de uma típica família de classe média. Estudei em escola particular, frequentei cursos de inglês e informática, tive acesso a filmes e livros. Contei com pais presentes e preocupados com a minha formação. Jamais me faltou café da manhã, almoço e jantar”.
“Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho”, completa o texto.
Fernanda Orsomarzo finaliza a publicação ressaltando que o discurso da meritocracia “desresponsabiliza o Estado e joga nos ombros do indivíduo todo o peso de sua omissão e da falta de políticas públicas”. O post teve grande repercussão, com alguns usuários elogiando o texto, enquanto outros escreveram críticas.
Confira o post na íntegra: