Kristen Stewart: ‘as pessoas deveriam parar de reclamar sobre desigualdade de gêneros’
Considerada a atriz mais bem paga de Hollywood em 2012 pela revista Forbes, com um ganho de US$ 34,5 milhões entre maio de 2011 e maio de 2012, a atriz Kristen Stewart (a Bella, da Saga Crepúsculo) concedeu uma entrevista à revista norte-americana Variety e deu uma declaração sobre a desigualdade de gênero que dividiu muitas opiniões.
“Ao invés de ficarmos sentados reclamando, precisamos fazer alguma coisa. Vá escrever ou fazer algo. Isso é fácil de dizer. É difícil pra caramba fazer filmes, é um imenso luxo. Quem faz cinema? Mas esse é um tema crescente em todo o mundo no momento”.
A estrela disse, ainda, que ela mesma precisa mudar sua postura: “É difícil para mim dizer isso, sou muito tímida. Também tenho muita sorte e muitos trabalhos a disposição o tempo todo. Então soa estranho para mim dizer que não é justo. Como em todo negócio antigo, há muitas perspectivas conservadoras e isso é crescente em vários aspectos”.
- Saga ‘Crepúsculo’ vai virar série para a TV
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- Diferença bizarra de salário entre atores de ‘The Last of Us’ revolta fãs da série
- Qual caminho Michelle Yeoh trilhou para se tornar uma atriz consagrada?
Pela fala de Kristen, parece que não há mulheres “escrevendo” ou “fazendo alguma coisa” para reverter essa situação. Você concorda com isso?
Uma recente pesquisa conduzida pela Associação Norte-Americana de Diretores (DGA) revelou números preocupantes para as cineastas do sexo feminino: apenas 6,4% dos filmes de Hollywood são dirigidos por mulheres.
E dos 6,4% dos filmes dirigidos por mulheres entre 2013 e 2015, uma minúscula porcentagem de 1,3 são feitos por diretoras de minorias étnicas. Ou seja, a indústria cinematográfica continua sendo dominada por diretores caucasianos.