Lama chega ao Espírito Santo e pode ultrapassar 9 km de costa; confira fotos
Com registros do fotógrafo Gabriel Lordêllo, imagens revelam força da lama que percorreu 650 quilômetros desde Mariana (MG)
No último domingo, 22 de novembro, parte da lama que destruiu inúmeras regiões desde a cidade de Mariana, em Minas Gerais, desembocou quilômetros de distância mar adentro na foz do Rio Doce, em Linhares, norte do Espírito Santo.
Uma quantidade considerável de lama havia chegado à costa capixaba no fim da tarde do último sábado (21) que, posteriormente, transformou-se numa mancha muito mais escura e densa. As águas afetadas fazem parte da Reserva Biológica de Comboios, área de proteção voltada à desova de tartarugas – entre elas a espécie tartaruga-de-couro, espécie que pode ser extinguida.
Tragédia mais que anunciada
- Casal brasileiro roda 7.000 km pelo Tibet e parte da China
- As 10 melhores praias do Espírito Santo
- Conheça as 10 melhores praias do Espírito Santo
- Lama de barragem pode ter chegado a Abrolhos, diz Ibama
Desde o rompimento da barragem de Mariana, a onda de lama deixou um rastro de destruição de 650 quilômetros por inúmeras cidades onde passou, com ao menos oito mortos e 11 desaparecidos.
Baseado em projeções realizadas por equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Ministério do Meio Ambiente concluiu que a lama ainda pode se espalhar por aproximadamente 9 quilômetros à frente da costa do Espírito Santo.
Confira algumas imagens registradas pelo fotojornalista Gabriel Lordêllo: