Lançamento da 6ª edição da Dicta&Contradicta

O Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Conjunto Nacional receberá terça-feira, dia 7 de dezembro, às 19h30, o diretor José Padilha e o roteirista Bráulio Mantovani que participam de debate no lançamento da sexta edição da revista Dicta&Contradicta.

A Dicta&Contradicta traz ensaios exclusivos das mais importantes personalidades culturais que marcaram o ano de 2010. Um dos destaques da revista é o texto “Eu não sou o Capitão Nascimento” assinado pelo roteirista de Tropa de Elite, Bráulio Mantovani, no qual comenta corajosamente o processo de criação do roteiro e coloca um ponto final em tantas discussões infundadas que rondaram o sucesso do personagem.

Para marcar o lançamento, a ele se juntará o diretor do filme, José Padilha, para conversar com o público na Livraria Cultura sobre a maior bilheteria da história do cinema brasileiro. Será a primeira vez que eles falam com o público em São Paulo depois do lançamento do filme.

Com exclusividade mundial, Dicta traz texto de Mario Vargas Llosa com uma profunda meditação sobre a importância da cultura para a sociedade contemporânea. Em seu “Breve discurso sobre a cultura”, um ensaio que vai dos dilemas da especialização profissional aos problemas que detecta na filosofia de Foucault e Derrida, o Prêmio Nobel faz uma defesa apaixonada da alta cultura e da literatura como o “que faz da vida algo digno de ser vivido”.

Além de outros mais de 30 ensaios, a revista traz um conto inédito de Raimundo Carrero, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2010; “O seqüestro de Machado de Assis”, em que Eduardo Wolf aproveita o aniversário de 20 anos da publicação de “Um mestre na periferia do capitalismo” para fazer uma crítica contundente à interpretação de Roberto Schwarz. Todo o conteúdo está acompanhado por ilustrações do jovem artista plástico Eduardo Valente.