Lava Jato: Odebrecht diz ter pago caixa 2 a Alckmin em dinheiro

Geraldo Alckmin é delatado na Lava Jato
Créditos: A2IMG
Geraldo Alckmin é delatado na Lava Jato

Nesta sexta-feira, 9, o assunto que está tomando conta das redes sociais é a citação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) na Operação Lava Jato. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Odebrecht afirmou no acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato que realizou pagamento de caixa dois, em dinheiro vivo, para as campanhas de 2010 e 2014 do governador.

Executivos da empreiteira mencionam duas pessoas próximas ao governador como intermediárias dos repasses e afirmam que não chegaram a discutir o assunto diretamente com Alckmin.

Segundo a delação, R$ 2 milhões em espécie foram repassados ao empresário Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama, Lu Alckmin. A entrega do recurso, de acordo com os termos da delação, ocorreu no escritório de Ribeiro, na capital paulista.

Em 2010, o tucano foi eleito no primeiro turno com 50,63% dos votos válidos –o segundo colocado na disputa foi o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT).

Em 2014, o caixa dois para a campanha de reeleição de Alckmin teve como um dos operadores, segundo a empreiteira, o hoje secretário de Planejamento do governo paulista, Marcos Monteiro, político de confiança do governador.

Veja mais informações sobre o caso no site da Folha de S. Paulo.

No Twitter, Geraldo Alckmin já aparece nos trending topics nacionais. Veja abaixo alguns dos comentários feitos sobre o caso:

VEJA TAMBÉM: