Leão, o mais social de todos os felinos, ameaçado de extinção

Por Conexão Planeta

População de leões na natureza está entre 30 mil e 100 mil indivíduos
Créditos: Picasa
População de leões na natureza está entre 30 mil e 100 mil indivíduos

Encontrado na África e na Ásia, o leão (Panthera leo) é o mais social de todos os felinos. Fêmeas da mesma família formam bandos, enquanto os machos se unem em coalizações para tentar conquistar um grupo de fêmeas. Caçam de forma cooperativa e podem derrubar presas grandes, como girafas, búfalos, hipopótamos e até elefantes. Mas também se alimentam de animais de pequeno porte e, em situações de desespero, podem comer carniça.

Os leões são predadores que se encontram no topo da cadeia alimentar, controlam a população de presas, abatem os indivíduos mais vulneráveis, eliminam portadores de doenças e são essenciais para a manutenção de um ecossistema saudável.

Infelizmente, a caça em retaliação pela morte de pessoas e do gado, a destruição do habitat e a venda de ossos para a fabricação de medicamentos (eles entram como substitutos dos ossos de tigre que se tornam cada vez mais raros) estão fazendo a população de um dos predadores mais formidáveis do mundo diminuir. As estimativas, segundo a  IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), indicam que a população de leões na natureza está entre 30 mil e 100 mil indivíduos.

Veja o conteúdo na íntegra aqui.

  • Leia mais: