CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Lei obriga acessibilidade na internet

Vitória para mais de 45 milhões de brasileiros, agora sites devem ser acessíveis

Por: Catraca Livre
Texto: Pedro Branco

Depois de mais de 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei 13.146/15) foi sancionada em julho de 2015 e começou a vigorar nesse mês.  A LBI é uma grande vitória para mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência e enfrentam muitas dificuldades de acessibilidade e inclusão. A lei promove mudanças significativas em diversas áreas como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura.

Divulgação
Símbolo de acessibilidade criado pela ONU

Uma das conquistas importantes é do acesso a informação, agora os sites precisam estar acessíveis:

“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Esse é um avanço para que todos possam usar a internet da mesma forma: cegos, surdos, tetraplégicos, pessoas com paralisia cerebral, entre outras deficiências poderão utilizar tudo que a internet tem para oferecer.

Para ajudar os desenvolvedores de site, o W3C – consórcio internacional que desenvolve padrões para a internet- desenvolveu uma cartilha sobre acessibilidade na web. A missão do W3C é de conduzir a web ao seu potencial máximo, e por isso o tema de acessibilidade está no topo de sua  agenda.

Divulgação
Catraca Livre agora está acessível em Libras

O Catraca Livre também traz uma novidade nesse sentido. Cerca de 70% dos surdos tem dificuldade de ler e escrever em português, já que o aprendizado da língua escrita acontece pela fonética. Por isso, dependem da língua de sinais para se comunicar.

Segundo o IBGE 2010, o Brasil possui 9,7 milhões de deficientes auditivos e agora eles podem aproveitar melhor todo conteúdo do Catraca Livre. Os textos do portal podem ser traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada pela comunidade surda.

Pensando na comunicação para empoderar as pessoas, o Catraca fechou a parceria com a Hand Talk que faz a tradução através do Hugo. É só clicar no botão que fica na lateral direita da tela, e a janela com o Hugo aparece. O leitor pode clicar no que quiser traduzir e fechar a janela quando preferir navegar para outra página.

Para saber como também tornar o site que você gerencia acessível em Libras entre nesse link. O Catraca também conta com uma página com dicas para acessibilidade que pode ajudar outros leitores, vale conferir.

Compartilhe:

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …