Líder feminista anula 850 casamentos infantis em Malawi

Por: Redação | Comunicar erro
Tags: #meninas

A líder Theresa Kachindamoto, supervisora de um distrito em Malawi, na África, é conhecida por ajudar mulheres e meninas de sua comunidade. Nos últimos três anos, ela já conseguiu anular mais de 850 casamentos infantis forçados e ainda lutou para colocar as garotas na escola novamente e abolir rituais que iniciam as crianças sexualmente.

Em Malawi, região com um baixo Índice de Desenvolvimento Humano, é comum as famílias casarem as filhas ainda crianças para as despesas diminuírem. Por isso, ao ver meninas de 12 anos grávidas e adolescentes casadas, Theresa decidiu se mobilizar contra esse tipo de abuso.

Theresa Kachindamoto atua na defesa dos direitos das mulheres no país africano

A líder atua no local há 27 anos e, em 2015, após um grande trabalho de conscientização, o parlamento de Malawi aprovou uma lei que proíbe casamentos antes dos 18 anos. No entanto, ainda há muito para mudar, pois, segundo uma lei da cultura local, as crianças ainda podem casar com o consentimento dos pais.

No país africano, uma em cada cinco mulheres são vítimas de abuso sexual e os índices de HIV só aumentam. Devido ao ativismo, Theresa já foi ameaçada de morte por políticos contrários às políticas públicas conquistadas. Mas ela rebate e afirma que continuará lutando para garantir a educação das mulheres: “Se elas forem educadas, podem ser o que quiserem”.

Crédito: Marc HoferEm Malawi, é comum as crianças serem vítimas do casamento forçado

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …