Lilly Wachowski, diretora de ‘Matrix’, se assume como mulher trans
A diretora ficou famosa pelos filmes "Matrix" e pela série "Sense8"
A norte-americana Lilly Wachowski, de 48 anos, diretora do filme “Matrix”, declarou nesta terça-feira, dia 8, que é uma mulher trans. O anúncio foi realizado em um texto no Windy City Times, jornal de Chicago voltado ao público LGBT. Em 2012, a irmã da cineasta, Lana Wachowski, também assumiu sua identidade trans.
Lilly, conhecida antes da transição como Andy, ficou famosa pelos filmes “Matrix” (1999) e “A Viagem” (2012) e a série “Sense8”, que estreou no Netflix em 2015. No relato, a diretora disse que já tinha pensado em tornar pública sua identidade de gênero, mas que decidiu mesmo após ser questionada várias vezes pela imprensa.
“Ser transgênero não é fácil. Nós vivemos em um mundo com maioria de orientação de gênero binária. Isso significa que quando você é transgênero, você tem que encarar a dura realidade de passar o resto da sua vida em um mundo que é abertamente hostil contra você”, escreveu.
A norte-americana ainda falou sobre a sorte de ter uma família que a apoia e que tem condições financeiras para pagar médicos e terapeutas.
“Então, é. Eu sou transgênero. E, é, eu passei por minha transição. Eu me assumi para meus amigos e família. A maior parte das pessoas no trabalho também. Todos estão tranquilos com isso. Sim, graças à minha irmã fabulosa eles já passaram por isso antes, mas também porque eles são pessoas fantásticas. Sem o amor e o apoio da minha esposa e amigos e família eu não estaria aqui hoje”, ressaltou.