Livro aprovado pelo MEC sugere brincadeira que gera revolta

Guia de atividades infantis distribuído em escolas municipais do Rio tem conteúdo racista.

Crédito: Reprodução: Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anosLivro para alunos do 3º ao 5º ano propõe espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala

Um guia de atividades infantis, publicado em 2017, aprovado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído em escolas municipais do Rio tem gerado revolta devido a seu conteúdo racista.
Uma das “brincadeiras” que o “Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anos” propõe é que os docentes dividam alunos de 8 a 10 anos entre capitães do mato e escravos.

A atividade seria uma espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala.

O material foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, por meio do qual o MEC avalia e disponibiliza materiais às escolas públicas, como informa matéria do O Globo.

O conteúdo da publicação gerou  revolta ao encenar a escravidão como brincadeira, desconsiderando o sofrimento do povo negro durante o período.

O Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação do Rio  ainda não responderam aos questionamentos do O Globo sobre o caso. Leia a matéria completa.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:31
Conheça o mistério sobre o poder de Carlos Bolsonaro
Os ataques do vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) direcionados ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), ganharam mais um capítulo nesta quarta-feira, …
2
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
3
20:44
Manifesto pela cultura: a visão de Alê Youssef sobre São Paulo
"São Paulo é uma plataforma multicultural, é uma das capitais mundiais da cultura. No momento em que se ataca a …
4
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
5
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
6
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
7
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
8
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …