Livro aprovado pelo MEC sugere brincadeira que gera revolta

Guia de atividades infantis distribuído em escolas municipais do Rio tem conteúdo racista.

Por: Redação
Crédito: Reprodução: Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anosLivro para alunos do 3º ao 5º ano propõe espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala

Um guia de atividades infantis, publicado em 2017, aprovado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído em escolas municipais do Rio tem gerado revolta devido a seu conteúdo racista.
Uma das “brincadeiras” que o “Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anos” propõe é que os docentes dividam alunos de 8 a 10 anos entre capitães do mato e escravos.

A atividade seria uma espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala.

O material foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, por meio do qual o MEC avalia e disponibiliza materiais às escolas públicas, como informa matéria do O Globo.

O conteúdo da publicação gerou  revolta ao encenar a escravidão como brincadeira, desconsiderando o sofrimento do povo negro durante o período.

O Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação do Rio  ainda não responderam aos questionamentos do O Globo sobre o caso. Leia a matéria completa.

1
Entenda a crise política na Bolívia em 8 minutos
Após 13 anos no poder, o presidente boliviano Evo Morales renunciou ao cargo no último domingo, 10, em meio a …
2
DPVAT e INSS: os impactos das medidas de Bolsonaro para a população
O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas provisórias (MPs) que prometem mudar a vida dos brasileiros. O anúncio foi feito …
3
O retrato da violência doméstica no Brasil
Cerca de 13 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil.  Em uma conta rápida, isso significa 4.750 mortes por …
4
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
5
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
6
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
7
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
8
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …