CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Livro aprovado pelo MEC sugere brincadeira que gera revolta

Guia de atividades infantis distribuído em escolas municipais do Rio tem conteúdo racista.

Por: Redação
Crédito: Reprodução: Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anosLivro para alunos do 3º ao 5º ano propõe espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala

Um guia de atividades infantis, publicado em 2017, aprovado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído em escolas municipais do Rio tem gerado revolta devido a seu conteúdo racista.
Uma das “brincadeiras” que o “Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anos” propõe é que os docentes dividam alunos de 8 a 10 anos entre capitães do mato e escravos.

A atividade seria uma espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala.

O material foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, por meio do qual o MEC avalia e disponibiliza materiais às escolas públicas, como informa matéria do O Globo.

O conteúdo da publicação gerou  revolta ao encenar a escravidão como brincadeira, desconsiderando o sofrimento do povo negro durante o período.

O Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação do Rio  ainda não responderam aos questionamentos do O Globo sobre o caso. Leia a matéria completa.

1
Bolsonaro prefere ser ‘do contra’ e luta sozinho contra o isolamento social
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), insiste em desafiar as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização …
2
E se Bolsonaro foi contaminado com coronavírus?
O que não passava de pura especulação e teoria da conspiração tem ganhado ares de verdade com novos capítulos envolvendo …
3
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
4
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
5
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
6
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
7
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
8
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …