Livro aprovado pelo MEC sugere brincadeira que gera revolta

Guia de atividades infantis distribuído em escolas municipais do Rio tem conteúdo racista.

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução: Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anosLivro para alunos do 3º ao 5º ano propõe espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala

Um guia de atividades infantis, publicado em 2017, aprovado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído em escolas municipais do Rio tem gerado revolta devido a seu conteúdo racista.
Uma das “brincadeiras” que o “Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anos” propõe é que os docentes dividam alunos de 8 a 10 anos entre capitães do mato e escravos.

A atividade seria uma espécie de “pega-pega” onde os escravos devem fugir para uma área que representa um quilombo, enquanto os capitães do mato tentam capturá-los e levá-los à senzala.

O material foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, por meio do qual o MEC avalia e disponibiliza materiais às escolas públicas, como informa matéria do O Globo.

O conteúdo da publicação gerou  revolta ao encenar a escravidão como brincadeira, desconsiderando o sofrimento do povo negro durante o período.

O Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação do Rio  ainda não responderam aos questionamentos do O Globo sobre o caso. Leia a matéria completa.

Compartilhe:

1 / 8
1
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …