Livro em HQ conta a história do futebol feminino de várzea
“Minas da Várzea” é o primeiro livro-reportagem da Agência Mural
A Agência Mural, primeira agência de notícias sobre as periferias de São Paulo, criou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar o lançamento de seu primeiro livro-reportagem: o “Minas da Várzea”, uma HQ que aborda o futebol feminino de várzea.
Para produzir o livro, a equipe foi até o distrito de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, em direção à aldeia indígena do povo Guarani Mbya e ao campo de terra laranja de Vargem Grande, bairro construído dentro de uma cratera formada por um corpo celeste há milhões de anos.
As repórteres Priscila Pacheco e Luana Nunes, correspondentes do Grajaú e Parelheiros, ouviram histórias das meninas que não largam a bola. Os desenhistas Alexandre De Maio e Magno Borges também participaram das entrevistas para ajudar a contar todos os detalhes em quadrinhos.
- Sesc Santo André exalta a potência feminina na arte dos HQs
- Kobra transforma ônibus em galeria e estaciona na Vila Madalena
- Programa de empoderamento feminino faz workshop na Câmara de SP
- ‘Narra Várzea’ une transmissões de jogos com rap e poesia
O livro conta a história e as dificuldades vividas pelas jovens da periferia para jogar futebol. “Às vezes o dinheiro não dá para pagar a tarifa do ônibus – e aí como faz para participar do campeonato longe de casa? O tempo para treinar é escasso – afinal, tem o horário de trabalho e a distância. Há também quem pegue emprestado o uniforme do time masculino”, ressalta a agência.
“Minas da Várzea” será lançado durante a Comic Con 2018. A Agência Mural estará no “Artists’ Alley” durante os dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro. Também haverá uma festa de pré-lançamento no dia 5 do mesmo mês, em um evento no centro de São Paulo, onde o público poderá retirar seu exemplar e ainda ganhar um autógrafo.
Para colaborar com o financiamento do livro, clique neste link.