Locutores mirins fazem a “Jacaré FM”

divulgação
Alunos colocam a rádio para funcionar

Na Rádio “Jacaré FM”, pauteiros, editores e locutores têm, no máximo, seis anos de idade e, no mínimo, quatro anos. Apesar de ser um produto veiculado apenas pela internet (radiojacarefm.spaces.live.com), eles fazem sucesso com uma audiência cativa. Semanalmente, são ouvidos com atenção pelos colegas da escola -afinal, os professores não só deixam como estimulam que o programa seja tocado durante as aulas.

Não dá para saber se os integrantes da “Jacaré FM” têm futuro profissional em comunicação. Mas posso garantir que, por trás da experiência desenvolvida nessa escola municipal de São Paulo, existe uma profissão de futuro. Pela primeira vez, essa carreira ganha um curso de graduação.

A USP criou o curso de educomunicação -o que, em poucas palavras, mostra como usar os meios de comunicação na aprendizagem. É muito mais fácil ensinar português para uma criança seduzida pela necessidade de falar numa rádio, na TV ou num site do que rabiscando na lousa regras da norma da culta. Lembremos que, na semana passada, saíram os resultados sobre o desempenho dos alunos da rede municipal paulistana -a imensa maioria não atinge os níveis satisfatórios em português e matemática.

Trecho de coluna publicada no jornal Folha de S.Paulo.