Londres terá metrô 24 horas por dia a partir de 2015
Capital britânica ampliará horário de funcionamento de cinco estações nos finais de semana, a partir de setembro do próximo ano
Os baladeiros de plantão não terão mais que se preocupar em como voltar para casa de madrugada, pelo menos em Londres. A partir de setembro de 2015, cinco linhas do metrô da capital britânica passarão a funcionar 24 horas por dia nos finais de semana. A estimativa é de que a iniciativa crie 2 mil empregos e gere cerca de R$ 1,5 bilhões nos próximos 30 anos.
Desde a abertura das estações na manhã de sexta-feira até o fim da noite de domingo, os trens circularão ininterruptamente nas linhas Central, Jubilee, Northern, Piccadilly e Victoria. Serão, pelo menos, seis viagens por hora (um a cada dez minutos), com estimativa de 180 mil viagens a cada madrugada entre 0h30 e 6h.
A medida é nova na Inglaterra, mas já existe em outros lugares do planeta, como Nova York, Chicago e Berlim. De acordo com o prefeito de Londres, Boris Johnson, a ampliação dos horários só foi possível com o aumento do investimento para modernizar a rede metroviária da cidade. No brasil, nenhum metrô funciona 24 horas.