Machistas estão com os dias contados, diz atriz vítima de abusos

Em entrevista, a atriz Claudia Alencar contou ter sofrido todos os tipos de abusos contra uma mulher

A atriz Cláudia Alencar

O meio artístico é apenas mais um daqueles em que mulheres são vítimas do abuso e assédio sexual. Algumas atrizes, famosas ou não, de emissoras conhecidas, jovens ou não, inclusive de filmes conhecidos já relataram sofrer com essas situações.

Foi o caso da atriz Cláudia Alencar, alçada ao posto de “musa” nos anos 80.

Em uma entrevista ao Uol, ela contou a sua história marcada por agressões, assédios e abusos. “Sofri todos os tipos de abusos contra uma mulher”, disse ela.

Aos 15 anos, era agredida pelo pai. Mais tarde, foi estuprada ao ser detida durante a ditadura militar. Em seguida, na carreira artística, sofreu com o assédio de atores, diretores e outros homens do meio.

“Foram dez anos dizendo ‘não’ a diretores e produtores porque eu queria um papel bom sem barganhar uma noite de sexo”, disse ela ao mesmo site.

Ela contou que diversos testes para papéis terminavam com propostas de jantar e encontros a sós. “Cada vez que isso acontecia, eu saia arrasada, frustrada e me sentindo violentada porque eu tinha certeza que era boa atriz com condições para entrar e ficar entre as estrelas da casa”.

Atualmente com 66 anos, ela afirmou que não se surpreende com denúncias recentes de assédio. Além disso, afirma admirar as mulheres que denunciam essas situações.

“Acho corajoso essas meninas falarem, darem os nomes, apontarem os dedos. É heroico, é encorajador e um alerta também para os homens: atitudes machistas estão com os dias contados. Não fiz lá atrás por medo, mas apoio incondicionalmente quem faz isso agora”, finalizou.

  • Leia mais: