Mãe faz desabafo após filha com deficiência sofrer cyberbullying
"E aí Malu? Você sabe jogar futebol? Tem a perna biônica, né?", foram alguns dos comentários
A mãe de uma adolescente de 13 anos usou as redes sociais para denunciar que a filha foi vítima de cyberbullying em um aplicativo de conversas em vídeo com outros jovens.
Maria Luiza usa uma órtese longa porque não tem movimento na perna esquerda devido a uma síndrome rara. As informações são do G1.
Nesta semana, a jovem compartilhou uma foto de um ensaio fotográfico nas redes sociais em que a órtese está em evidência e foi surpreendida com ironias a respeito da sua deficiência como: “E aí Malu? Você sabe jogar futebol? Tem a perna biônica, né?
- Maternidade real: 13 perfis de mães para seguir no Instagram
- Conheça 8 famosos que não seguem ninguém no Instagram – e por que eles fazem isso
- Tumor cerebral: ator chama atenção para sinal após morte do filho
- Golpe da Portabilidade: saiba como proteger seu celular e redes sociais
“Não foi um ato em si que me incomodou, foi um estopim. Isso deu um start para falar porque, inclusive, vou ser voz e outras pessoas podem se identificar comigo”, desabafou a empresária Mariana Alvarez Mattei, mãe de Malu Mattei, como a jovem é conhecida.
Segundo Mariana, o caso “foi uma coisa gratuita contra a Malu, somente para ofendê-la”. Com o desabafo, a empresária espera que os pais fiquem mais atentos ao que seus filhos fazem nas redes sociais, limitando o uso e colocando mais regras para evitar que mais pessoas sejam atingidas.
“Minha filha é muito de boa. Quando ela ficou doente, fiquei com medo de ela ter depressão, mas nunca precisou tomar nada. Levou tudo numa boa”, conta Mariana.
https://www.instagram.com/p/CSUwXdBr8kk/?
Cyberbullying
O cyberbullying é uma prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação que acontece na internet, seja nas redes sociais, por e-mail ou por aplicativos de mensagens. Ou seja, o cyberbullying é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
O que pode ser considerado cyberbullying?
Enquanto o bullying é praticado em um ambiente específico, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem principalmente nas redes sociais.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como:
- Exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
- Divulgação de fotografias íntimas;
- Críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Os agressores geralmente usam de perfis falsos, acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.