Mais barata e prática, nova reforma do Vaticano permite anulação do casamento em 45 dias

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Por: Redação Comunicar erro

Nesta terça-feira, 8 de setembro, o Vaticano divulgou a maior reforma da lei de anulação da Igreja Católica em mais de 200 anos. O documento, redigido pelo próprio papa Francisco, conhecido como Motu Proprio (de sua própria iniciativa, em latim) permite uma renovação histórica do processo de anulação do casamento, que agora, tem até 45 dias para ser resolvido – em casos considerados mais simples.

Considerado, historicamente, um processo longo, desgastante e caro, a anulação sempre esteve longe do alcance da maioria dos católicos que desejassem se casar novamente. Sobretudo nos países mais pobres, onde a igreja católica não possui tribunais estabelecidos.

Em seu texto,o pontífice insiste que o casamento permanece como uma união indissolúvel e que a reforma pretende facilitar seu encerramento, mas, sobretudo, facilitar o processo.

Salvação das almas

Segundo Francisco, as novas regras tem como objetivo a “salvação das almas”. Ela poderá ser usada quando ambos os cônjuges solicitam a anulação ou não se opõem a ela, ou quando as provas da invalidez do casamento tornam desnecessárias investigações adicionais.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …