Mais barata e prática, nova reforma do Vaticano permite anulação do casamento em 45 dias

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Por: Redação

Nesta terça-feira, 8 de setembro, o Vaticano divulgou a maior reforma da lei de anulação da Igreja Católica em mais de 200 anos. O documento, redigido pelo próprio papa Francisco, conhecido como Motu Proprio (de sua própria iniciativa, em latim) permite uma renovação histórica do processo de anulação do casamento, que agora, tem até 45 dias para ser resolvido – em casos considerados mais simples.

Considerado, historicamente, um processo longo, desgastante e caro, a anulação sempre esteve longe do alcance da maioria dos católicos que desejassem se casar novamente. Sobretudo nos países mais pobres, onde a igreja católica não possui tribunais estabelecidos.

Em seu texto,o pontífice insiste que o casamento permanece como uma união indissolúvel e que a reforma pretende facilitar seu encerramento, mas, sobretudo, facilitar o processo.

Salvação das almas

Segundo Francisco, as novas regras tem como objetivo a “salvação das almas”. Ela poderá ser usada quando ambos os cônjuges solicitam a anulação ou não se opõem a ela, ou quando as provas da invalidez do casamento tornam desnecessárias investigações adicionais.

Compartilhe:

1
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
2
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
3
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
4
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
5
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
6
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …
7
Os sinais de um relacionamento abusivo
Identificar os sinais de um relacionamento abusivo e violento nem sempre é fácil. O controle é mascarado pela preocupação e …
8
Brasil pedirá ajudar internacional para controlar crise na Amazônia
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou que o Brasil deve participar da Conferência do Clima da ONU (COP-25), …