Caminhada e pedalada pelo respeito às mulheres
Não é raro mulheres serem assediadas nas ruas, ouvirem “elogios” e “cantadas”, serem olhadas de forma constrangedora. Mas isso pode ser mais desrespeitoso e incômodo do que muitas pessoas acreditam. Pensando nisso, um grupo de mulheres organizou a caminhada e pedalada “A rua é de todxs”, que acontecerá no dia 25 de março.
“Ora, um dos direitos mais básicos é o de andar na rua sem sermos incomodadas. Sem sermos assediadas, despidas com olhos e frases gulosas. Porque nosso nome não é “princesa” ou “linda”. Porque assédio não é cantada. Nem elogio. Não é jeito de pegar mulher. Assédio é crime, e a gente tem direito de não gostar.”
Pedalando ou andando, participe
- Chega às livrarias livro póstumo de Gilberto Dimenstein
- ‘Terreirão do Reduto’ faz roda no Dia das Mulheres
- Clara Haddad faz contação de história única em São Paulo
- Campanha #CarnavalSemAssédio se estende pelo país
Interessados e interessadas em participar podem escolher se querem ir de bike ou a pé para “conversar com as pessoas na rua e lembrar de um dos nossos mais básicos direitos: andar pela rua em paz”.
A concentração será as 10h em dois lugares: ciclistas na Praça do Ciclista (avenida Paulista com rua da Consolação); e pedestres na estação Brigadeiro do Metrô (avenida Paulista). Os dois grupos terminarão o percurso no Parque Ibirapuera para realizar um piquenique.
Dois lembretes importantes são feitos pelas organizadoras na página do evento do Facebook: Pessoas de todos os gêneros, idades e ideologias serão bem-vindas e levar comida e bebida para o piquenique.
Clique aqui para saber mais sobre o evento.