Manifestações contra Michel Temer são registradas em todo Brasil e Portugal
O último domingo, 15, ficou marcado por protestos em 5 capitais brasileiras e também em Lisboa; novos atos estão marcados para esta semana em todo país
No último domingo, 15, manifestações contra o processo de impeachment e o presidente interino Michel Temer (PMDB) foram registradas em todo Brasil: em São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e no Distrito Federal, milhares de pessoas saíram às ruas para manifestar insatisfação com a crise política vivida no país.
Com mais de 10 mil pessoas nas ruas, a capital paulista teve a maior mobilização popular contra Temer no fim de semana. Organizada por grupos feministas, a manifestação teve início às 15h30, quando um carro de som conduziu a multidão pela Rua da Consolação sentido à Praça Roosevelt.
Em pauta, cartazes e músicas questionavam a ausência de mulheres no ministério provisório anunciado na última quinta-feira, 12. O ato foi encerrado no início da noite, sem registro de maiores incidentes.
- Terror noturno: 5 pontos que ajudam a explicar o transtorno
- Estudo aponta o suco que pode aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura
- SP abre mais de 20 mil vagas para cursos gratuitos; veja como participar
- O que fazer em João Pessoa? Visite essas 3 praias de tirar o fôlego
Na capital mineira, aproximadamente cinco mil pessoas se reuniram na Praça da Liberdade, região central da cidade, na tarde do último domingo. Em meio ao protesto, a equipe de reportagem da TV Globo Minas foi expulsa por manifestantes e precisou ser escoltadas por agentes da Guarda Municipal.
Em entrevista ao portal G1, o idealizador do protesto, Francisco Diniz, repudiou a agressão. “O movimento é pacifista, suprapartidário e, apesar de entender a irresiguinação de um popular contra os órgãos de comunicação, não concorda com atos de violência”.
No Distrito Federal, manifestantes em defesa de Dilma Rousseff se concentraram na Praça dos Três Poderes, onde repudiaram o processo de impeachment. Segundo dados da Polícia Militar, cerca de 250 pessoas se reuniram no local, que percorreram a Alameda dos Estados em frente ao Congresso Nacional.
A tarde do último domingo, em Curitiba, contou com dois protestos: pró e contra o impeachment. Na praça Santos Andrade, mais de 500 pessoas se reuniram contra Temer, de acordo com os números apresentados pela PM.
Enquanto em outro ponto da cidade, 100 pessoas saíram em defesa do juiz federal Sérgio Moro e em defesa da Operação Lava Jato.
Na capital catarinense, um grupo de 150 pessoas se mobilizou das páginas do Facebook para ocupar as ruas do centro de Florianópolis, onde se concentraram no Largo da Alfândega, contra o vice-presidente Michel Temer.
#ForaTemer em Lisboa
Além das manifestações em todo Brasil, o último domingo ficou marcado por mobilizações populares em Lisboa, Portugal. Nas redes sociais, um grupo de brasileiros organizou o ato que saiu às ruas da capital portuguesa.
Segundo informações do Uol Notícias, o senador Lindenberg Farias (PT), acompanhado dos senadores Roberto Requião (PMDB), Lídice da Mata (PSB), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Gleisi Hoffmann (PT), participarão de uma reunião nesta terça-feira, 17, na Eurolat (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana), onde deverão denunciar o processo de impeachment da mandatária brasileira.
Panelaço contra Temer
Durante entrevista do presidente interino Michel Temer, ao programa Fantástico, panelaços foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte.