Mapa criado por arquiteto japonês retrata a Terra mais real

Como você já deve imaginar, o mapa-múndi que estamos acostumados a ver (que a escola nos ensinou) foge um pouco da realidade. Mas com métodos mais precisos de visualização, interpretação e execução, um arquiteto japonês chamado Hajime Narukawa o redesenhou para que ele fique mais próximo da realidade.

Mapa da Terra de Hajime Narukawa

Inspirado pela arte milenar do origami, o mapa se chama AutaGraph. A nova representação até ganhou um dos mais respeitados prêmios de design do Japão, o Good Design Award, concedido pelo Instituto de Promoção de Design Japonês.

Pra você ter uma ideia, a tradicional projeção do mapa, conhecido como Mercator, foi apresentada pela primeira vez pelo geógrafo e cartógrafo flamengo Gerardus Mercator, em 1569.

O mapa mundi respeita as formas dos continentes, mas não os tamanhos. “A Groenlândia, por exemplo, aparece quase tão grande quanto a África, sendo que o continente africano tem uma área 14,4 vezes maior”, segundo uma matéria da Folha de S. Paulo.

INSPIRAÇÃO DO ORIGAMI

Narukawa dividiu o globo terrestre em 96 triângulos. Depois de transformados em tetraedros, poliedros com quatro faces, ele conseguiu exibir as informações da esfera terrestre em um retângulo. E o melhor: mantendo as suas proporções oficiais.

Por Felippe Canale

Jornalista parceiro da Catraca Livre