‘Mapeando Curitiba’ identifica espaços vazios na cidade-modelo
Campanha convida cidadãos a propor soluções para ocupar esses ambientes
Com objetivo de provar que a cidade-modelo brasileira poderia ser melhor ocupada, o projeto Mobiliza Curitiba convida os cidadãos a criar um mapa colaborativo dos chamados “vazios urbanos” – espaços abandonados ou subutilizados da capital.
Embora seja considerada a oitava cidade mais populosa do país, Curitiba não tem um modelo urbanístico adequado para atender às demandas geradas pelo seu rápido crescimento populacional. Os habitantes sofrem com uma aparente falta de espaço, que os obriga a viver em regiões cada vez mais distantes do centro.
Clique nas imagens para conhecer alguns vazios da capital curitibana:
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
A ideia do projeto é mostrar à sociedade que a especulação imobiliária e a falta de mecanismos legais para combatê-la impedem que os lugares desocupados sejam aproveitados para a construção de moradia ou ambientes de uso coletivo.
Os interessados em participar da campanha devem enviar fotos dos espaços vazios para [email protected], ou ainda, postá-las no Facebook, Instagram ou Twitter, com a hashtag #mapeandocuritiba.
Também é preciso colocar na legenda da imagem uma sugestão de utilização do ambiente, completando a frase “Aqui poderia ser…”.
Conheça alguns espaços já mapeados pela iniciativa: